Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Daltonismo




O daltonismo é um distúrbio que complica bastante a vida dos seus portadores. Pessoas que sofrem com essa condição têm problemas em diferenciar cores – principalmente o verde e o vermelho. Isso faz com que ocorram dificuldades na realização de atividades cotidianas, como a condução de veículos e a escolha de roupas que combinem entre si.

Também chamado de discromatopsia ou discromopsia é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos orgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

O diagnóstico precoce é uma parte importante no processo de adaptação à doença, que é geralmente congênita, mas que pode se desenvolver na vida adulta a partir de outras condições oftalmológicas. É comum que a doença não seja identificada durante os primeiros anos de vida da criança, devido às dificuldades de expressão que ela tem nessa idade. Os problemas começam a ser percebidos durante atividades na escola que exigem o discernimento de cores.

A doença deve ser identificada o quanto antes possível para que o paciente possa desenvolver estratégias para lidar com a deficiência e realizar tarefas normalmente. A família desempenha um papel fundamental nessa questão, pois é responsável por ajudar a criança a lidar com o problema e se adaptar à sua situação

Nenhum comentário: