Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Psoríase





A psoríase é uma doença dermatológica benigna, autoimune, genética e não contagiosa, de etiologia ainda desconhecida. A doença tem um curso crônico, para toda a vida, imprevisível, praticamente único para cada caso e que evolui por surtos de pioras e melhoras ou remissões temporárias. Esse curso, contudo, permite ao paciente levar uma vida relativamente normal, desde que ele aprenda a conviver adequadamente com a enfermidade.

A causa última da psoríase ainda é desconhecida, mas sabe-se de alguns fatores que interferem na melhora, piora ou remissão da doença, tais como fatores genéticos e psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão de bebidas alcoólicas.

A psoríase é mais frequente na faixa etária entre 20 e 40 anos, embora possa surgir em qualquer fase da vida. Incide igualmente nos dois sexos e com maior frequência em pessoas de raça branca, sendo bem mais rara nas outras raças.

Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida. Em alguns poucos casos pode haver uma artrite associada, a qual muitas vezes é confundida com gota (doença articular caracterizada por inflamações doloridas).

As lesões são uma inflamação das células da pele, formando placas avermelhadas, que produzem uma descamação em placas esbranquiçadas ou prateadas. Podem ocorrer lesões lineares em áreas de trauma cutâneo, como arranhões. Estas lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver um prurido (coceira) discreto.

A psoríase incide principalmente nos lugares em que os traumas são mais comuns, como nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e região lombossacra.

Esta condição pode apresentar-se de muitas maneiras:

• Formas mínimas: com pouquíssimas lesões.

• Psoríase eritrodérmica: toda a pele está comprometida.

• Psoríase em placas: lesões avermelhadas e descamativas, bem limitadas.

• Psoríase ungueal: lesões que aparecem nas unhas.

• Psoríase pustulosa: formação de pústulas, principalmente nas mãos e nos pés.

• Artrite psoriásica: inflamação articular que pode causar destruição da articulação.

• Psoríase gutata: pequenas lesões circulares, associadas com infecções de garganta.

• Psoríase palmoplantar: lesões apenas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Nem sempre o diagnóstico é fácil. Muitas vezes a psoríase pode ser equivocadamente confundida com outras doenças durante muito tempo.

Por ser uma doença hereditária, é necessário que se faça um estudo minucioso do histórico de doenças de familiares do paciente, para ajudar a alcançar o diagnóstico correto. A observação direta das lesões, combinada ao histórico de aparecimento das mesmas, é o elemento clínico mais fundamental.

A psoríase não tem cura, mas tem tratamento paliativo. Não há também como prevenir a enfermidade, mas há como controlar a sua reincidência.

Para casos leves ou moderados são recomendadas medicações locais, hidratação da pele, exposição moderada ao sol e banhos de ultravioleta. As pomadas de alcatrão, apesar de seu odor desagradável, parecem ter alguma eficácia no controle da doença. Os medicamentos orais só devem ser usados em casos graves e refratários a outros tratamentos, em virtude de seus potenciais efeitos colaterais graves (hepato e nefrotoxidade, efeitos teratogênicos e câncer de pele).

A escolha da terapia deve levar em conta a severidade e localização das lesões, eficácia, tempo de uso e efeitos colaterais do medicamento. Atualmente é consenso entre os médicos que o melhor resultado se obtém quando se combina os tratamentos e se faz rodízio deles em cada nova crise.

Por ser uma doença que afeta a aparência, os efeitos psicológicos devem ser levados em conta, além de que se pensa que os fatores estressantes desencadeiam ou agravam as crises.

A psoríase não tem cura, mas algumas providências podem melhorar as manifestações da doença, controlar a reincidência e oferecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Infelizmente ainda não é possível afirmar que a doença não voltará novamente, após o desaparecimento dos sintomas.

Alguns cuidados podem ser de importância:

• Mantenha a pele sempre bem hidratada.

• Tome sol todo dia, moderadamente.

• Não faço uso de bebidas alcoólicas.

• Procure não se desgastar emocionalmente.

• Não é necessário evitar contato com as pessoas. A psoríase não é contagiosa.


Abaixo uma foto de Dermatite atópica, que pode ser confundida com a psoríase (foto acima)



Nenhum comentário: