Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mais frutas!




As frutas têm grande valor nutritivo, além de certos efeitos sobre a fisiologia1 e até mesmo atuam beneficamente sobre determinadas enfermidades. Elas, contudo, não devem ser vistas como tratamento para nenhum quadro clínico, mas apenas como medidas coadjuvantes, de efeitos limitados.

Elas não substituem as medicações, quando necessárias, e seus efeitos só se referem aos sintomas, não às causas das doenças. As propriedades aqui apontadas só valem para o consumo regular e prolongado da fruta e não para o uso esporádico delas.


Pera: há diversos tipos de pera. No Brasil as variedades mais conhecidas são a pera willians, a pera-d'água, a pera de pé curto e a pera red (casca vermelha). Dependendo da espécie, ela pode ser de cor amarela, verde ou vermelha. A polpa varia, podendo ser macia, dura ou granulosa. A pera é uma fruta própria de climas temperados, que contém muita água, sendo, portanto, ideal para pessoas que estejam fazendo dieta. É rica em sais minerais (potássio, sódio, ferro, magnésio e cálcio) e em vitaminas A, C, E e do complexo B, com efeito laxativo e diurético, que atua reduzindo a pressão arterial. Em virtude de não conter sal, proteínas e gorduras, pode ser usada nos tratamentos da obesidade. É uma fruta rica em fibras, ajudando a regularizar o funcionamento intestinal. Pode ser consumida ao natural ou usada na fabricação de geleias, compotas, sorvetes e outros doces.

Kiwi: o kiwi é uma fruta originária do sudeste da China. No Brasil, os maiores produtores são os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. O país importa do Chile grande parte das suas necessidades. No hemisfério Sul a safra maior é concentrada nos meses de abril, maio e junho. A introdução do kiwi na dieta brasileira é recente, mas a fruta vem ganhando cada vez mais espaço. Em razão da grande quantidade de clorofila, mantém a coloração verde, mesmo quando maduro. O kiwi contém vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. A vitamina C é encontrada no kiwi em quantidades maiores que nas laranjas, o grande depositário dela. Não contém colesterol. É uma fruta com muitas fibras, ajudando a regularizar o funcionamento intestinal e evitar o câncer de cólon. Combate o estresse e a depressão, corrige as disfunções digestivas e fortalece o sistema imunológico, além de possuir propriedades antianêmicas e estimular o apetite. Das sementes, é feito o óleo de kiwi, o qual contém o ácido linoleico, essencial para o aporte de ômega-3 ao organismo. Ele é consumido cru, em sua forma natural, sendo de muito baixa caloria, ou com sanduíches, saladas (tanto hortícolas, como de frutas), sobremesas finas, purês e bebidas. Em resumo, cada 100 gramas de kiwi contém, em média: calorias: 66; hidrato de carbono: 13 g; fibra dietética: 3,3 g; açúcares: 12 g; proteínas: 1,3 g; vitamina C: 107 mg; vitamina E: 4 mg; cálcio: 36 mg.

Goiaba: a goiaba é uma fruta nativa da América Tropical (principalmente Brasil), de aroma e sabor inconfundíveis. Há vários tipos de goiaba. Conforme o tipo, a casca apresenta-se verde ou amarela, segundo o estado de maturação da fruta a polpa pode ser branca, rosada ou vermelha. Pode ser encontrada em qualquer época do ano, mas sua produção maior se dá entre janeiro e maio. A goiaba pode ser consumida em sua forma natural ou como suco, compota, doce e geleia. A goiabada é um dos doces mais populares do Brasil. A goiaba é rica em vitaminas A, B e C, carboidratos e alguns sais minerais (fósforo, ferro e cálcio). Além de não conter muito açúcar, gordura ou calorias, a goiaba ajuda na redução do colesterol e nas dietas de emagrecimento. Auxilia no combate a infecções e hemorragias, melhora a cicatrização, retarda o envelhecimento e confere maior resistência física.

Pêssego: o pêssego é uma fruta de origem Chinesa, introduzida no Brasil logo após o descobrimento. Trata-se de fruta médio-calórica, que contém muitas fibras (cerca de 1,5 grama para cada 100g da fruta), vitaminas A, C, K e E e do complexo B e oligoelementos como potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e cálcio. Cerca de 90% da sua massa é constituída de água. Como em quase todas as frutas, a maior concentração dos nutrientes do pêssego está em sua casca. O pêssego pode ser consumido em sua forma natural, espremido como suco ou sob a forma de geleia, bolos, doces e compotas. O caroço, depois de triturado e deixado de molho em água pode ser usado para ajudar a regularizar o fluxo menstrual; as folhas bem amassadas têm efeito sedativo; a infusão das flores funciona como um laxativo infantil. O pêssego (polpa) ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, combate o reumatismo e contribui para evitar problemas da pele e do sistema nervoso, além de ajudar a diminuir o colesterol. O pêssego pode ser consumido in natura ou como preparações em caldas, conservas, doces, geleias, sucos, licores ou sorvetes. Cada 100 g de pêssego contém, em média, 36 kcal; 0,8 g de proteínas; traços de lipídios; 9,3 g de carboidratos, 1,4 g de fibras alimentares.

Maracujá: o maracujá cresce e frutifica melhor em climas tropical e subtropical. O Brasil é o maior produtor mundial de maracujás. Existem várias espécies, das quais as mais comuns são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçu e maracujá do iguapó. O maracujá é fonte de vitaminas A, C e do complexo B e apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). Cada 100 gramas de maracujá corresponde, aproximadamente, a 70 calorias. O maracujá pode ser consumido na sua forma natural, mas também é muito utilizado em sucos, musses, pavês, xaropes, óleos, farinha e sorvetes e funciona como calmante natural no organismo humano. No geral, o maracujá tem efeitos sedativos sobre o sistema nervoso central. Tradicionalmente, tem efeitos benéficos sobre a ansiedade, epilepsia, dores de cabeça, insônia, irritação, taquicardia. Hoje em dia existem várias medicações à base de maracujá, de efeitos sedativos. A casca, transformada em farinha, diminui o açúcar no sangue e impede a absorção de gordura. O óleo é rico em ácidos graxos, que auxilia na restauração da pele, conferindo emoliência a ela e deixando-a macia. Os extratos de folhas e raízes têm efeitos parecidos aos da polpa da fruta.

Nenhum comentário: