Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Astigmatismo





Astigmatismo é uma forma de anomalia da visão que consiste na formação de vários focos da imagem percebida, em vários eixos diferentes. Nos casos de astigmatismo a curvatura da córnea é ovalada, e não redonda como normalmente, e esta alteração faz com que a luz se refrate em vários pontos da retina, em vez de se focar em apenas um ponto, como é normal. As imagens percebidas ficam embaçadas e, tanto os objetos próximos como os distantes, aparecem como distorcidos, como se estivessem sendo vistos através de um vidro ondulado.

A córnea, que geralmente tem uma superfície esférica, torna-se ovalada no astigmatismo, como uma bola de futebol americano. Em geral, o astigmatismo existe desde o nascimento e quase não varia durante a vida, mas pode surgir também depois de um trauma, uma cirurgia ocular ou após doenças oculares. Essa deformidade quase sempre é hereditária e pode ocorrer em conjunto com a hipermetropia ou com a presbiopia. Com o passar dos anos, pode desenvolver-se um astigmatismo ligeiro, porque os milhares de pestanejamentos diários podem levar a uma alteração da curvatura da córnea.

O astigmatismo leve pode ser assintomático, mas o astigmatismo mais severo causa visão borrada, astenopia (fadiga visual provocada por um esforço para acomodar a visão), fadiga e dores de cabeça.

Além da anamnese e do exame físico, o oftalmologista utiliza diversos aparelhos para visualizar e medir as alterações oculares.

Pode-se corrigir o astigmatismo com óculos, lentes de grau ou cirurgia. Cabe ao oftalmologista fazer a opção entre as diversas possibilidades, levando em conta considerações que envolvem a saúde ocular, o status refrativo e o estilo de vida dos pacientes. Os óculos em geral são a opção mais segura; lentes de contato rígidas de gás permeável geralmente permitem que o paciente atinja uma melhor acuidade visual que os óculos, nas pessoas com ceratocone (doença na qual a córnea se torna mais fina e tem seu formato modificado); a cirurgia deve ser usada para pessoas que têm condições que contraindiquem o uso de lentes corretivas.

Alguns alimentos ajudam a retardar o astigmatismo:

• Zinco (sementes de girassol, lentilhas e ricotta).

• Selênio (castanha-do-pará, salmão, fígado bovino, camarão cru, ostras cruas, farelo de trigo).

• Vitamina A (cenouras, batata doce e espinafre).

• Vitamina C (guava e todos os sumos de citrinos).

• Vitamina E (germe de trigo, óleo de milho, amendoim e pepino).

O astigmatismo evolui com o tempo, mais ou menos até os 23 anos, quando se estabiliza. Mas, nesse ponto, há controversias...

Nenhum comentário: