Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Miopia





Uma visão normal depende, dentre outros fatores, de que as estruturas do olho façam os raios luminosos captados no exterior convergirem exatamente sobre os pontos sensíveis da retina.

A miopia (ou hipometropia) é um dos mais frequentes distúrbios de refração visual. Ela faz com que a imagem dos objetos focalizados seja formada à frente da retina, seja por uma menor distância focal do cristalino, seja por um alongamento anormal do olho ou por uma curvatura anormal da córnea, o que faz com que a pessoa míope veja os objetos distantes como se estivessem embaçados (desfocados), embora os mais próximos possam ser vistos com melhor nitidez.

A pessoa míope enxerga melhor de perto do que de longe. Por isso é comum que ela procure aproximar dos olhos aqueles objetos que deseja visualizar ou contraia os olhos na tentativa de ver com mais clareza. A palavra “miopia” vem do grego e significa "olho fechado", numa alusão a esta atitude das pessoas míopes de apertar os olhos para enxergar melhor à distância.

Ela afeta igualmente homens e mulheres. Alguns especialistas acreditam que as causas mais comuns da miopia são ambientais e, raramente, genéticas, mas há quem discorde. Parece provável que a miopia seja o resultado de uma complementariedade entre esses fatores. Durante o crescimento, os vários fatores que afetam o estado refrativo do olho combinam-se para que o resultado final seja a emetropia (estado do olho que forma as imagens corretamente sobre a retina). Contudo, parece fora de dúvidas que prolongados períodos de leitura e a deficiência de luz solar podem facilitar a ocorrência da miopia. Também há evidências que essa exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina que inibe o alongamento da esfera ocular. Duas a três horas diárias ao ar livre seriam o suficiente para prevenir esse efeito.

Outros fatores que têm sido apontados como favorecedores da miopia são:

• Uma dieta rica em hidratos de carbono.

• Má iluminação.

• Estresse.

• Dormir muito.

A miopia em pessoas idosas parecer ser devido a uma alteração do índice de refração do cristalino. Trata-se de um caso de catarata incipiente em que o cristalino ainda se mantém transparente.

A pessoa míope se queixa de má visão ao longe, enquanto que a visão de perto se conserva normal.

Se um indivíduo tem muitos graus de miopia, mesmo para ver bem de perto tem que aproximar-se muito daquilo que deseja ver, um fato que se torna muito incômodo para ele. No ambiente caseiro, aquela dificuldade de enxergar pode aparecer como uma dificuldade para ver televisão, ler ou executar outras tarefas cotidianas. Na escola, muitos alunos podem apresentar baixo rendimento nos estudos devido às suas dificuldades de enxergar bem, antes que sejam diagnosticados como míopes.

Outros sintomas das pessoas míopes, além da visão turva, são o constante pestanejar, dores de cabeça e tensão ocular. O fato de cerrar os olhos para verem ao longe parece melhorar um pouco a acuidade visual delas.

Na maioria dos casos, os olhos com miopia são saudáveis, mas um pequeno número de pessoas com miopia grave pode desenvolver uma forma de degeneração da retina, glaucoma ou catarata.

A princípio, o médico diagnostica a miopia a partir das queixas do paciente e confirma o diagnóstico por meio de um autorrefrator ou de um retinoscópio, que permite uma avaliação objetiva do olho.

Em seguida pode ainda se valer de instrumentos mais sofisticados que, além de constatar a miopia, indicam o seu grau, medido em dioptrias. Isso é necessário para refinar a prescrição de óculos ou lentes de contato que o oftalmologista fará ao paciente.

Na maioria das vezes, o oftalmologista irá prescrever lentes divergentes que joguem mais para frente a formação de imagens, fazendo-as coincidir com a retina. Estas lentes podem vir sob a forma de óculos ou lentes de contato. Alguns casos de miopia podem ser corrigidos por cirurgia, mas isso é mais raro. A cirurgia visa melhorar o foco do olho “reformando” a porção central da córnea.

Outros procedimentos técnicos podem ser utilizados, de acordo com avaliação especializada, mas só devem ser usados em casos específicos porque, de um modo geral, significam abandonar uma técnica simples por outra mais complexa. Defensores de terapias alternativas recomendam exercícios para os olhos e técnicas de relaxamento. Entretanto, a eficácia destas práticas é contestada por cientistas.

Não há como prevenir as miopias relacionadas a fatores genéticos.

Algumas medidas, se não podem prevenir a miopia, podem tornar mais lenta a sua progressão, como reduzir o esforço para focalizar objetos, usar óculos de leitura, relaxar os músculos ciliares, etc.

A luz do dia pode prevenir a miopia, restringindo o crescimento do globo ocular, que é responsável pela miopia.

A Associação Americana de Optometria refere-se a estudos que indicam a eficácia das lentes bifocais como o método de controle da miopia, mas outros estudos não mostraram diferenças significativas na alteração da progressão da miopia com o uso dessas lentes.

Nas correções cirúrgicas, um dos possíveis perigos é a infecção.

Nas correções por lentes de contato, as complicações possíveis são as ulcerações e/ou infecções na córnea.

Em casos raros, as pessoas com miopia grave não tratada podem desenvolver descolamento da retina, glaucoma, catarata ou degeneração macular.

Nenhum comentário: