Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Alergias





Alergias são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias estranhas ao organismo e que geram uma hipersensibilidade a um estímulo externo específico (alergenos). Elas também podem acontecer pelo contato da pele com determinados objetos, como pulseiras de plástico, metal ou couro, óculos, botões de metal, elásticos e esmalte.

As substâncias geralmente são inaladas, ingeridas, injetadas ou colocadas em contato com a pele.

Pode haver também hipersensibilidade congênita ou hereditária. Quando o organismo apresenta uma reação de hipersensibilidade, diz-se que ele está sensibilizado. As reações alérgicas são bastante específicas a um determinado estímulo e o organismo sensibilizado só reage a ele ou a outros de estrutura muito semelhante.

Uma substância que cause alergia em determinada pessoa, não necessariamente causa alergia em outra.

Quando os alergenos entram em contato com o organismo, as células produtoras de anticorpos são ativadas e determinam a liberação de mediadores potentes, principalmente histamina, que acabam por provocar os sintomas alérgicos.

A imunoglobulina é uma proteína normalmente circulante no sangue. Quando ela identifica algum agente invasor estranho ao organismo ela reage imediatamente, fixa-se a ele e libera histamina, que é a substância que determina os sintomas alérgicos.

Deve-se diferenciar entre alergia e intolerância. Alergia ocorre quando o sistema imunológico “acredita” que uma substância inofensiva seja perigosa e reage a ela com sintomas típicos. Na intolerância ocorrem reações adversas que não envolvem o sistema de defesa. Essas reações acontecem, sobretudo, na esfera alimentar.

Os tipos mais comuns de alergias são: alergias alimentares (leite de vaca, ovos, amendoim, soja, peixes e frutos do mar, nozes); alergias da pele (lesões dermatológicas com prurido intenso); alergias nasais (conhecida como rinite alérgica); alergias respiratórias (devido a alergenos e irritantes das vias aéreas, infecções, exercícios físicos inadequados, refluxo gastroesofágico, medicações e alimentos, causas emocionais); alergias oculares, das quais a conjuntivite alérgica é a mais comum.

Existem também alergias mais incomuns e até mesmo bizarras, como a perfumes, ao sêmen, à agua, ao sol, à madeira, ao contato com o filho recém-nascido, etc.

As causas da alergia são principalmente constitucionais.

As crises alérgicas são desencadeadas por certos elementos disparadores, sendo os principais: poeira; ácaros e baratas; mofo (fungos); pele e pelos de animais (gatos e cães); esporos de fungos e pólens de flores; picadas de insetos; alimentos e medicamentos.

Alergia não tem “cura”, mas tem como manter sob controle.

Entre os sinais mais comuns de alergia, contam-se: inchaço da mucosa nasal (rinite alérgica); olhos vermelhos e coceira da conjuntiva (conjuntivite alérgica); respiração difícil e dispneia (asma, alergia respiratória); erupções como eczema, urticária e dermatite de contato (alergia de pele).

As manifestações clínicas da alergia variam muito, desde um simples lacrimejamento ou coceiras, até doenças autoimunes graves (lúpus eritematoso, asma brônquica, etc.). Na pele, as alergias podem se manifestar como urticárias, dermatites ou eczemas. Nas vias aéreas podemos ter rinite alérgica, coceiras no nariz, surtos de espirros, coriza e congestionamento da mucosa nasal. A alergia pode acometer ainda o sistema digestivo, causando náuseas, cólicas, vômitos e diarreias.

Enfim, o fenômeno alérgico pode afetar qualquer órgão humano.

Alguns sintomas alérgicos são potencialmente graves e até mortais como, por exemplo, o edema de glote (que pode obstruir a respiração). A resposta alérgica sistêmica é chamada de anafilaxia e dependendo da severidade ela pode causar reações graves e, inclusive a morte.

O tratamento das alergias visa aliviar os sintomas, afastar o paciente do alergeno (substância causadora da alergia) e, em casos selecionados, induzir tolerância a ele.

Na fase aguda, o tratamento é feito com antihistamínicos e corticoides por via intramuscular ou endovenosa. Nas alergias respiratórias pode se fazer também nebulização com substâncias que dilatam os brônquios. Outros medicamentos apenas sintomáticos podem e devem ser prescritos conforme a necessidade de cada pessoa.

Na fase crônica, o tratamento consiste na imunoterapia específica ou dessensibilização, que é uma forma terapêutica em que o paciente de início recebe doses mínimas do alergeno, que vão aumentando gradualmente, visando dessensibilizar o organismo a ele.

A imunoterapia específica é o único tratamento capaz de modificar o curso natural da doença.

A melhor atitude com relação às alergias é a prevenção. Um ambiente limpo e bem arejado é um bom começo para prevenir esta condição. De um modo geral, deve-se evitar contato com os alergenos.

As alergias respiratórias podem ser agravadas pela má qualidade do ar que respiramos e por isso é importante procurar evitar os locais com grande índice de poluição aérea.

9 comentários:

Anônimo disse...

Essa foto do começo da página, é alergia de que ? Alguém sabe me dizer ?

Carlos Alberto Rey disse...

Alergia por alimentos.

Anônimo disse...

Na verdade acredito que essa foto não é de alguma alergia e sim de psoriase.

Carlos Alberto Rey disse...

Anônimos são covardes e zombeteiros.
É alergia. Se quiser aprender um pouco sobre psoríase, leia o blog de hoje, "Anônimo".
Para saber medicina, é preciso estudar medicina e não dar uma de curioso e engraçadinho.

Unknown disse...

boa noite doutor, estou com tipo de alergia igual da foto, mas tem alguma coisa de estranho ataca mas a noite depois do banho e quando vou dormir aumenta muito atrapalhando ate meu sono isto e normal.

Carlos Alberto Rey disse...

Não é normal. Sugiro que você procure um dermatologista!

Unknown disse...

Dr. Carlos bom dia!!! Venho sentido reações alérgicas desde sexta feira.... so tive reações alergicas a camarão. Cortei esse alimento da minha dieta porem algum outro alimento que consumia normalmente esta causando reações alérgicas. Estou com 28 anos e nunca tive alergia a outros derivados, isso pode acontecer apos tanto tempo?

Carlos Alberto Rey disse...

Alergias são tão complexas que há uma especialidade médica somente para cuidar delas.
Podemos apresentar alergias por qualquer coisa em qualquer idade, mesmo por algo pelo que nunca tivemos reação alérgica anteriormente.

Carlos Alberto Rey disse...

Alergias são tão complexas que há uma especialidade médica somente para cuidar delas.
Podemos apresentar alergias por qualquer coisa em qualquer idade, mesmo por algo pelo que nunca tivemos reação alérgica anteriormente.