Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2012

Colírios com corticóides podem causar problemas




Os corticoesteróides são medicamentos antiinflamatórios potentes usados em diversas doenças como artrite reumatóide e outras doenças reumáticas, asma e outras doenças pulmonares, alergias, inflamações diversas, transplantes e após algumas cirurgias. Os corticóides mais usados na práticas médica são prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).

Em oftalmologia também são medicamentos muito usados em quadros como uveítes, em algumas conjuntivites e em pós operatórios. Em oftalmologia, os corticóides utilizados na forma de colírios são a prednisolona e a dexametasona.

Esses medicamentos são muito potentes e para certas doenças são a melhor e as vezes única opção de tratamento mas também apresentam muitos e importantes efeitos colaterais
No olho dois desses efeitos colaterais são muito importantes: catarata e glaucoma.

A catarata é uma doença que causa diminuição progressiva da visão e necessita de cirurgia para sua correção. Os corticóides podem causar um tipo de catarata chamada subcapsular posterior que é uma catarata de progressão rápida.

Tanto os corticóides usados por via oral, usados por via nasal (spray nasal para asma ou bronquite) ou como forma de colírios podem causar a catarata.

O glaucoma é uma doença que apresenta aumento da pressão ocular e lesa o nervo óptico causando uma cegueira irreversível se a pressão não for tratada. O uso dos corticóides causa aumento da pressão ocular podendo levar ao glaucoma. Muitas vezes a pressão ocular volta ao normal após o paciente interromper o uso dos corticóides mas em raros casos a pressão ocular pode continuar elevada, necessitando o uso de alguns colírios específicos para abaixar e controlar a pressão ocular.

Da mesma forma que na catarata, todas as formas de administração dos corticóides (oral, spray nasal e colírios) podem aumentar a pressão ocular.

Vale ressaltar que só algumas pessoas vão apresentar esses efeitos colaterais e que esses efeitos dependem do tempo de uso e da dosagem usada. Quanto mais tempo usar, mais chance de desenvolver esses efeitos colaterais.

Caso você use corticoesteróides, não interrompa o uso sem antes conversar com seu médico. Mas converse com ele sobre esses possíveis efeitos colaterais (que ele logicamente sabe que existem) e veja se há outra medicação que possa ser usada.

E o mais importante: Não pratique automedicação. Diversos colírios usados popularmente contém corticóides e podem fazer mais mal do que bem.

Os corticoesteróides tem muitos outros efeitos colaterais sistêmicos (em outros órgãos que não o olho). Já disse que esses medicamentos quando usados por via oral ou spray nasal podem causar os efeitos colaterais no olho mas o contrário é muito difícil de acontecer. Ou seja, usar colírios de corticóides dificilmente causarão efeitos colaterais sistêmicos.

16 comentários:

Unknown disse...

Quais são os colírios popularmente utilizados que contém os corticóies, Dr. Carlos?

Unknown disse...

Quais são os ditos colírios populares que contém corticóides, Dr. Carlos?

Carlos Alberto Rey disse...

Há vários: sugiro que você faça uma busca na internet, pois não gostaria de citar nomes comerciais neste blog. Agradeço sua compreensão.

Unknown disse...

Boa tarde DR. Carlos Fui Diagnosticado com conjuntivite a mais de um mês, porém após a conjuntivite meus olhos continuaram com os vasos muitos vermelhos e quando acordo de manhã estão muito inchados, mais eu não sinto nada nem dor nem coceira e minha visão não está embaçada. Meu Oftalmologista me receitou um colírio corticoide (MAXIDEX) para usar durante 5 dias de 8 em 8 horas e um lubrificante (Lacribell) para uso continuo, os 5 dias do corticoide já expiraram e meus olhos voltaram a ficar muito vermelhos. O que devo fazer??? Será que posso voltar a usar o corticoide por mais 5 dias normalmente??? Obrigado

Unknown disse...

Boa tarde DR.Carlos Fui Diagnosticado com conjuntivite a mais de um mês, porém após a conjuntivite meus olhos continuaram com os vasos muitos vermelhos e quando acordo de manhã estão muito inchados, mais eu não sinto nada nem dor nem coceira e minha visão não está embaçada. Meu Oftalmologista me receitou um colírio corticoide (MAXIDEX) para usar durante 5 dias de 8 em 8 horas e um lubrificante (Lacribell) para uso continuo, os 5 dias do corticoide já expiraram e meus olhos voltaram a ficar muito vermelhos. O que devo fazer??? Será que posso voltar a usar o corticoide por mais 5 dias normalmente??? Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

Dez dias de uso de colírio com cortisol não costuma causar problemas.
Mas, eu consultaria mais um oftalmo!

Unknown disse...

Dr. Carlos, gostaria de saber qual tipo de colírio é mais eficaz para olhos vermelhos? Uso o moura brasil mas fiquei sabendo que ele pode aumentar a pressão arterial, catarata e etc. Meu oftalmologista indicou ecofilm mas ele é só pra lubrificar.

Carlos Alberto Rey disse...

Para indicar um colírio, é preciso saber a causa do problema.
Sem a causa, não há como indicar...

Unknown disse...

Boa noite doutor, ha uns anos eu fiz uma cirurgia para retirada de piterigio, mas o olho q foi feita este procedimento fica irritado e muito vermelho. principalmente qdo fico exposto ao sol (mesmo com óculos escuros) ou qdo fico em ambiente climatizado. Comprei uma solução oftalmológica (colírio) cuja formula é : cloridrato de nafozolina 0,15mg/ml, sulfato de zinco 0,3mg/ml. Ela resolve por um certo tempo a vermelhidão mas fiquei comedo de continuar usando por causa dessa história dos corticoides. O que o Dr. pode me aconselhar sobre isso.

Obrigado

Carlos Alberto Rey disse...

ste colírio não contém corticóides, mas contém nafazolina que é um vasoconstrictor, que também pode causar problemas sérios para seus olhos. Sugiro que você procure seu oftalmologista para que você faça um tratamento adequado.

Unknown disse...

Boa noite dr carlos!!! Tudo bem? uso todas as noites um colirio lubrificante,pois nao consigo dormir com o meu olho ardendo e "seco".O colirio que estou usando e Lacribell Lubrificante Oftálmico 15mL.Gostaria de saber se o mesmo e perigoso quando usado diariamente. este colirio pode causar cegueira????? por favor espero a sua resposta. atenciosamente!!!!!!!! obg!

Carlos Alberto Rey disse...

Colírios que não contêm corticóides ou vasoconstrictores em sua fórmula normalmente não geram riscos de causar problemas oculares.
Basta verificar a formulação do medicamento.

Unknown disse...

Fui diagnosticada com uveíte e me passaram Maxdex Por 8 dias ,já estou no 2dia e não vejo nenhuma melhora,quanto tempo leva para fazer efeito ? Uso de 4 em 4 horas como o recomendado

Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Kinka: minha sugestão é que você vá ao seu oftalmologista imediatamente para informa-lo que você não está melhor.
Ele tem condições técnicas de avaliar seu quadro clínico e orientar seu tratamento adequadamente!

OLIVEIRA disse...

Dr. Bom Dia!

Eu tenho blefarite e meu oftalmologista me indicou o colirio maxidex por sete dias, utilizei o colirio e faz 2 dias que acabei de usar, porém minha vista ta estranha ( Embaçada ) para focar rostos e algumas letras de longe. Isto pode ser efeito do colírio? ( Fiz vários exames para ver a a saúde do meu olho antes de ser diagnosticado com blefarite, e não constou nenhuma doença ).

Carlos Alberto Rey disse...

Oliveira: uma semana de uso de colírio com corticóide não costuma causar problema algum. Somente o uso prolongado é que tem este potencial. Minha sugestão é que você retorne ao seu oftalmologista para reavaliação de seu quadro.