Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Equimoses





Equimose é uma infiltração de sangue na malha de tecidos do organismo, devido à ruptura de capilares. Ela geralmente está relacionada a traumas, a distúrbios de coagulação ou a efeitos colaterais de alguns medicamentos. São comuns equimoses seguindo uma batida, uma cirurgia, a utilização de uma agulha ou outro instrumento que perfure a pele e após posturas forçadas por longos períodos.

As equimoses que surgem à distância do trauma resultam da migração do sangue extravasado, do aumento da pressão venosa por compressão das veias de drenagem ou por ação da gravidade.

Quais são os diferentes nomes dados às equimoses?

As equimoses podem receber nomes diferentes, conforme seu tamanho ou característica. São eles:

• Petéquias: são equimoses pequenas (do tamanho da cabeça de um alfinete), que desaparecem mais rápido que as demais.

• Sugilação: é a confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida.

• Sufusão: é uma hemorragia mais extensa que mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem a partir da periferia.

As equimoses espontâneas não são relacionadas a contusões e devem-se, em geral, a distúrbios da crase sanguínea ou a transtornos vasculares. Elas têm uma distribuição simétrica no corpo e são acompanhadas de outros sinais de transtornos hematológicos.

As equimoses mudam de cor (vermelho-azulado/roxo/amarelo pardacento), devido à reabsorção do sangue pelos macrófagos orgânicos.

Qual a diferença entre equimose e hematoma?

A equimose se diferencia do hematoma porque este é um tumor sanguíneo geralmente causado pela ruptura de um vaso de maior calibre.

Quais são as causas das equimoses?

Um agente agressor externo ou problemas internos orgânicos fazem com que pequenos vasos (geralmente capilares) se rompam e o sangue liberado se infiltre nos tecidos próximos (tais como a pele, por exemplo). Isso ocasiona a coloração vermelho-roxo-azulada que têm as equimoses recentes. Ao mesmo tempo, ocorre uma inflamação do local que, em geral, cede mais rapidamente que a coloração anômala da pele.

Se a equimose foi produzida por um traumatismo mais sério pode haver dor ou algum órgão interno (cérebro, fígado, baço, rins, pulmões, etc.) pode ter sido atingido.

A principal causa das equimoses são os acidentes causados por objetos contundentes em atividades esportivas, acidentes domésticos, escolares, profissionais ou de trânsito. Uma compressão potente em uma parte do corpo também pode criar equimoses.

Devido a alterações hormonais, as mulheres são mais vulneráveis às contusões do que os homens e também nos idosos o risco de contusões aumenta, por efeito do envelhecimento dos vasos sanguíneos e da pele. Pessoas que não comem alimentos frescos e crus e aquelas que, por qualquer causa, têm carência de vitamina C ou possuem capilares mais frágeis são mais susceptíveis a terem equimoses.

Doenças que causem distúrbios da coagulação do sangue podem provocar equimoses. Além disso, alguns medicamentos aumentam o risco de ocorrência de extravasamentos sanguíneos e podem agravar o sangramento de um órgão. O tabagismo e a exposição à luz enfraquecem os capilares sanguíneos, favorecendo o surgimento de contusões.

Quais são os sinais e sintomas das equimoses?

Nas equimoses causadas por traumas, o primeiro sinal é a dor sentida durante o impacto. Após isso, a área lesada torna-se inchada, vermelha e inflamada e muitas vezes a vítima fica impedida de se movimentar normalmente, em virtude da dor. Algumas equimoses podem aparecer espontaneamente. Em ambas, a cor da pele torna-se arroxeada, depois amarelo-esverdeada e desaparece gradualmente. Em algumas oportunidades as equimoses podem estar associadas a uma fratura óssea, uma entorse ou luxação ou a outros danos orgânicos.

Como o médico diagnostica a equimose?

O exame direto do local e uma detalhada história clínica são suficientes para que o médico faça um diagnóstico. Antes de tratar, ele procurará saber a causa do surgimento da equimose e questionará o paciente sobre seus antecedentes médicos e sobre o uso de medicamentos.

Caso o médico suspeite de alguma complicação, se valerá de testes complementares, tais como exames de sangue, radiografias, tomografia computadorizada ou ultrassonografia, conforme o caso.

Como é o tratamento das equimoses?

O tratamento das equimoses dependerá das causas. O tratamento sintomático, no entanto, é mais genérico. Em geral as equimoses desaparecem espontaneamente. Naquelas causadas por traumatismos, pode-se aplicar gelo nas primeiras 24 horas e bolsa de água quente a seguir. O frio provoca vasoconstrição e faz diminuir o sangue extravasado e o calor ajuda na reabsorção do sangue que já tenha extravasado. Alguns cremes e pomadas, quando friccionados sobre as lesões, facilitam a reabsorção do sangue extravasado, encurtando o tempo de evolução das manchas.

Como evoluem as equimoses?

As equimoses aparecem rapidamente, mas levam cerca de 20 dias para desaparecerem por completo. Deve-se cuidar das possíveis causas das equimoses, as quais podem ter diferentes evoluções e ser de complexidade maior ou menor.

61 comentários:

Nathália Jackson disse...

Boa tarde Doutor,na região de minhas pernas e até nos braços costuma aparecer manchas roxas,do nada elas aparecem sem eu ter batido,me machucado em algo.Mesmo assim isso quer dizer que eu tenha Equimose?
Ficarei agradecida por me responde.
Abraços

Carlos Rey disse...

Sim, se correspondem ao descrito acima, mesmo que não tenham causa aparente, são equimoses.

Nathália Jackson disse...

Obrigada Doutor por me responder,mais uma pergunta,qual médico devo procura,um clínico geral ou um angiologista?
Abraços.

Carlos Rey disse...

Clínico geral, por favor...

Nathália Jackson disse...

Obrigada

Anônimo disse...

Estou com uma mancha roxa no queixo ao redor da boca, após tomar um remédio anti- inflamatório.
Isso pode ser esquimose?

Carlos Rey disse...

Pode. Por uma reação ao medicamento.

Anônimo disse...

Bom dia Dr.
Há dias estava andando de bicicleta em fase de esforço bastante acentuado, pois tratava-se de uma subida com grande percentagem de inclinação que me obrigou a fazer grande esforços nos braços que agarravam o volante da bicicleta. Notei que de repente no antebraço esquerdo começou a aparecer um vermelhão que desapareceu passado algum tempo (1hora). Confesso que fiquei um pouco alarmado, pois não percebi se foi excesso de esforço ou uma reação alérgica.
Fico agradecido se puder responder.
cts

Carlos Rey disse...

Sem exame clínico, é difícil afirmar do que se trata. Mas, provavelmente se trata de reação passageira pelo esforço postural.

Anônimo disse...

Boa Noite dr. fiz uma rinoplastia e os roxos ainda nao desapareceram, já tem 1 mês e 15 dias que fiz a cirurgia. o que devo fazer?

Carlos Rey disse...

RInoplastia é uma cirurgia bastante traumática em uma região bastante delicada e sua recuperação total pode chegar a seis - doze meses...
Muita paciência!

Anônimo disse...

Olá, Dr. Carlos. Eu já sei que tenho equimose, mas resolvi começar a praticar uma arte marcial. Não há um dia que eu sai do treino sem uma nova mancha roxa, por causa das pancadas inerentes ao esporte. Essa quantidade de equimoses seguidas pode me causar algum prejuízo mais sério? Muito obrigada.

Carlos Rey disse...

Esportes violentos provocam lesões e é natural apresentar algumas equimoses. Aliás, equimose não é uma doença, é uma lesão que surge em variadas condições, como na prática esportiva, por exemplo.
A preocupação deve ser: surgem equimoses expontâneas? Aí, sim, pode haver alguma doença que necessite ser investigada!

Anônimo disse...

Olá doutor, já tem 3 anos que eu fiz uma lipo e na minha barriga aperecem manchas vermelhas ou roxas, elas aparecem mais quando a pele esta fria. Isso pode ser equimose? ainda tem tratamento? devido ter passado muito tempo??

Carlos Rey disse...

Infelizmente, só seu cirurgião plástico pode responder suas perguntas em uma consulta de avaliação.

MANOEL JÚNIOR disse...

Boa tarde Doutor!

Estou muito preocupado com meu filho de 5 anos, no domingo passado(01-09-13)ele caiu e levou 4 pontos entre a região da testa e o couro cabeludo,no momento ficou um pouco inchado, mas após a aplicação da anestesia percebi que houve um aumento no inchaço que se alastrou nos dias seguintes com o surgimento de várias equimoses. É normal doutor? e quanto tempo fica essas manchas que nele estão roxas e avermelhadas? Fizemos a tomografia está tudo OK. Fico no aguardo, Castro Júnior.

Carlos Rey disse...

Equimoses e hematomas por traumas demoram váraias semanas para desaparecer e é necessário que a criança seja avaliada periodicamente pelo seu pediatra.

Anônimo disse...

Boa tarde fiz recentemente uma cirurgia ao ombro (luxação recidivante ) , e hoje apareceu uma esquimose junto ao local onde fui suturado, é normal ? Obrigado

Carlos Rey disse...

Sim, é um fato comum surgirem equimoses pós-operatórias.

Mark S. disse...

Doutor, hoje completo 30 dias de minha rinoplastia (fechada, com fratura óssea, turbinectomia bilateral e septoplastia). No entanto, embora não tido nenhuma exposição ao sol intenso (ou ainda moderado), ainda tenho pequenas (discretas) marcas de onde havia "escorrido" o sangue. Isso é normal ? Pergunto porque leio que em cerca de 21 dias há o desaparecimento TOTAL das manchas roxas e eu ainda percebo marcas na pele (como que uma oxidação do ferro sanguíneo), então não sei se sairão sozinhas e são esperadas ou se devo procurar um dermatologista. Aguardo e, obrigado pelos esclarecimentos que vem iluminando nossas dúvidas sombrias. Um forte abraço fraterno.

Carlos Rey disse...

Em rinoplastias você pode aguardar entre três e seis meses para recuperação total. Vinte dias para uma cirurgia deste porte é improvável que seja o suficiente!

Anônimo disse...

Boa tarde,dr.!Fiz mamoplastia de aumento há 4 semanas, e ainda persistem as manchas roxas(agora com coloração um pouco amarela). Creio que são equimoses. Há um tempo médio para desaparecimento?O que (não) devo fazer?Pegar sol, exercícios aeróbicos intensos...

Carlos Rey disse...

Os hematomas podem durar meses e as orientações específicas para cada caso devem ser dadas pelo médico cirugião que lhe operou!

Unknown disse...

Dr estou usando Victoza sou pre-diabético e a aplicação na minha barriga deixou essa mancha roxa que parece resistir em sair! o que faço? :(

Unknown disse...

Olá Dr, estou com com essa mancha roxa na minha barriga devido a aplicação de Vicotoza, sou pré-diabetico! como faço para remover? Existe alguma maneira de aplicar essa medicação sem causar esse efeito? Grato

Carlos Rey disse...

Pré-diabetes? A pré-diabetes é uma situação que antecede a diabetes e serve de alerta para evitar a progressão da doença. Não há indicação para uso de Victoza neste caso. Entretanto, para tratar suas equimoses, pode usar Hirudoid nas lesões, diariamente, até desaperecerem.

Sonia disse...

Dr Carlos bom dia

Fiz cirurgia no totnozelo para colocação de pinos e parafusos há mais de um mes . Em volta do corte e uma parte do pé está com uma cor acastanhada , embora no começo estava bem mais escuro.Devo passar alguma pomada para ajudar?

Carlos Rey disse...

Há várias possibilidades para esta descrição que você está fornecendo, inclusive infecção local, por isso, sugiro uma avaliação clínica para saber qual medicamento utilizar.

Anônimo disse...

Dr Carlos, eu fiz uma cirurgia de pedra na vesícula e com uns 10 dias apareceram umas manchas roxas perto da cirurgia e está um pouco espalhadas. Já tem 3 meses da cirurgia. Espero orientação!
Obrigada!

Carlos Rey disse...

Se você não tem dores e não tem febre, não há razão para se preocupar. Pode aplicar algum gel que dissolva a equimose, que ela irá desaparecendo.
Entretanto, se você sente algo errado na região da cirurgia, melhor procurar seu médico.

taliny disse...

oi!! com alguma frequência tem aparecido hematomas nas minhas pernas e braços,não doem ficam alguns dias vão amarelando e somem,isso pode ser alguma doença se sim qual medico devo procurar??

Carlos Rey disse...

Sugiro que você procure um clínico geral, mesmo. Ele poderá lhe encaminhar para o adequado tratamento.

Kênia disse...

Olá Dr. Carlos, boa noite. Fiz um prenchimento com ácido hialurônico na região das olheiras há 12 dias e o roxo ainda não desapareceu. É normal ainda não ter sumido? Meu rosto está com uma aparência muito ruim com essas equimoses. Tem algo que possa fazer para acelerar o desaparecimento delas? Desde já obrigada pela orientação.

Kênia disse...

Boa noite Dr. Carlos. Fiz um preenchimento com ácio hialurônico há 12 dias na região das olheiras e ainda está roxo o local. Estou com uma aparência muito ruim. É normal demorar para desaparecer? Há algo que eu possa fazer para acelerar o desaparecimento delas? Desde já agradeço o esclarecimento. Abraços.

Carlos Rey disse...

Infelizmente, só aguardar, mesmo. Mas, passa! Ah! Cuidado com pomadas e cremes no olho: podem causar lesões indesejadas. Tenha paciência, pois tratamentos estéticos são assim mesmo.

Fran Alves disse...

Boa noite Dr, meu filho tem 1 ano e 7 meses e as vezes aparecem minúsculas manchas nas pernas ou pés dele, elas tem uma coloração vermelho claro e desaparecem em poucos dias, mas sempre aparecem isoladas, quero dizer, aparece uma hoje e daqui alguns dias aparece outra, gostaria de saber se são petéquias. Grata.

Carlos Rey disse...

Sugiro que leia o blog de hoje, por favor.

Fran Alves disse...

Obrigada Dr, muito esclarecedor. Se o senhor puder me tirar mais uma dúvida, eu ficaria grata. Ontem, meu filho começou com febre e parece que está com infecção de garganta, e hoje de manhã notei uma mancha roxa atrás da orelha, gostaria de saber o que pode ser isso. Obrigada novamente.

Carlos Rey disse...

As possibilidades são muitas, por conta disso, é necessário que a criança seja examinada por um pediatra.

Fran Alves disse...

Ok Dr, muito obrigada.

Anônimo disse...

Olá dr. fiz uma cirurgia de retirada da vesicula, e percebi que a redor do umbigo onde levei o corte está todo roxo e amarelado ao redor, não sinto dores nos pontos que levei mas nas partes roxas sinto uma pequena queimação, o que pode ser?

Carlos Rey disse...

Pela descrição parece ser apenas uma reação normal do procedimento ao qual você foi submetido.

Anônimo disse...

Acho que de médico o senhor não tem nada. Pelas respostas cruas e sem aconselhamentos relevantes.

Anônimo disse...

Seu Doutorzinho! Deve ser bem de CUBA. Sabia que a DILMA ia fazer merda, trazer médicos burros pra atender a nossa população. Respostas inúteis e sem nexo nenhum, seu conhecimento é igual ao do meu filho da 5º série.

Carlos Rey disse...

Tenho certeza de que não agrado todos.
É seu direito pensar o que quiser.

Carlos Rey disse...

Anônimos são covardes. SEMPRE! E, como você, alguns, são palhaços.

Patricia Vacari Fracaroli disse...

Bom dia Dr.
Na semana passada apareceu do nada um roxo grande na minha coxa esquerda, não bati em nenhum lugar e ele não dói também, fiquei preocupada e procurei um clinico, ele me examinou e ficou muito preocupado quando disse a ele que sentia muitas dores nas pernas principalmente no periodo da tarde e que a noite essas dores pioravam. O médico pediu alguns exames de sangue que deverão ficar prontos na quarta-feira (19/02). Estou preocupada porque ontem a noite quando fui tomar banho notei mais um roxo so que na perna direita, e este roxo não existia pela manhã quando tomei banho. O que pode ser?????

Carlos Rey disse...

Até mesmo a baixa de vitamina C pode provocar quadros como o seu. Faça as consultas médicas e as pesquisas indicadas para providenciar o tratamendo mais adequado e fique tranquila.

Celia Bartelega disse...

Dr. Carlos estava tomando Celebra e começou aparecer rash cutaneo e apos algumas manchas roxas parei de tomar tinha tomado 4 dias , vou voltar ao médico para prescrever outro medicamento. Pode ser do remedio o que causou.

Carlos Rey disse...

Pode, sim. E é um indicativo de que não deve tomar mais este medicamento.

Celia Bartelega disse...

Obrigada! Gostei muito do seu Blogger e pelo seu interesse em responder nossas perguntas. Abraço.

Day Mendes disse...

Olá dr. Carlos.

Fiz uma cesariana tem 5 dias e fui usar cinta no 4 dia. Senti um forte incômodo no local da cirurgia e decidir retirar cinta. Quando foi a noite abaixo da cicatriz ficou um pouco inchado e roxo, usei bolsa de gelo no local e o inchaço sumiu, porem a marca roxa permanece e aumentou. Isso é normal? Devo ir na emergência? Ou é comum e vai desaparecer? Por favor me ajude.

Carlos Rey disse...

Pela sua descrição parece ser normal. Em dúvida, procure seu obstetra, por favor.

CAMILA VERGANI disse...

Doutor mesmo sendo roxo devido a rinoplastia seria gelo nas primeiras 24 horas e água quente nas 24 horas seguinte?

Carlos Rey disse...

Depende de cada caso e o próprio médico que operou pode lhe dar as instruções.

TheCathyTC disse...

Dr, nos últimos dias apareceram umas "nódoas negras" nas minhas pernas, mais ou menos pequenas, umas roxas e outras esverdeadas, sem qualquer razão pois eu não bati com elas em lado nenhum. No sábado andei a noite inteira com sapato de tacão(e eu não estou habituada) . Devo ficar preocupada? Ou pode ter sido essa a razão?

Edson Pinheiro disse...

Olá doutor, faço uso do victoza pois sou diabetico tipo 2, mas diariamente surge manchas em meus dedos dos pés e depois elas abrem e causa muito sangramento. O mais interessante é que não doem! O que pode ser isso?

Carlos Rey disse...

Edson, como se pode ler no texto, há várias causas para o surgimento de equimoses, como por exemplo a falta de vitamina C.
É necessário investigar para saber qual a causa de suas equimoses.
Pode ser, inclusive, por uso de medicamentos...

Mariana P Bastos disse...

Olá Doutor, será que o senhor pode me ajudar? Há três meses, fraturei o osso do peito do pé ao derrubar a porta de um maleiro em cima dele. Fiquei um mês e meio de repouso. Depois disso, passei a caminhar aprox. 30 min. por dia e tem aparecidos manchas roxas na panturrilha da perna da fratura, que somem e retornam sem eu bater a região. Reparo que quando fico mais em repouso elas somem, mas tornam a aparecer e tem aumentado o número de roxos. Não fiz fisioterapia após retirar a bota ortopédica, e senti dificuldade para andar no começo, pisando meio torto. Será que foi isso que lesionou a região da perna? Mas estou com medo de que possa ter formado algum coágulo e dê início a uma trombose, será possível? Obrigada desde já.

Carlos Rey disse...

Infelizmente tudo é possível.
A fisioterapia é fundamental em sua recuperação e deveria ter sido efetuada...
Pela sua descrição, eu sugiro firmemente que você procure seu médico para que seja feira uma investigação adequada do que você relata.

Mariana P Bastos disse...

Obrigada, Dr. Já fiz um exame de sangue e a consulta está marcada.
Abraços.