Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Anorexia mental





O que é anorexia mental?

A anorexia mental é um tipo de desordem alimentar de natureza psicológica que implica numa severa restrição de alimentos com a justificativa irracional de emagrecer, mesmo numa pessoa já anormalmente magra. Às vezes se associam outras providências com a mesma finalidade irrazoável: provocar vômitos, exagerar em exercícios, tomar pílulas para reduzir o apetite, usar diuréticos, laxantes ou enemas.

A pessoa que sofre de anorexia mental tem um distúrbio da imagem corporal e embora muito emagrecida, crê-se gorda. A questão do emagrecimento se torna uma obsessão invencível e pode conduzir à privação de alimentos e até mesmo à morte.

Quais são as causas?

Até o momento, nenhuma causa definitiva foi determinada para anorexia mental. Alguns estudos sugerem uma participação genética hereditária. Outros estudos apontam a possibilidade de uma disfunção hipotalâmica ou nos neurotransmissores cerebrais. Problemas alimentares na infância precoce e depressões da mãe parecem aumentar o risco. Excesso de sentimentos negativos, exigências muito pesadas sobre as crianças, perfeccionismo exagerado ou crianças que tenham sofrido abusos, são fatores que também parecem contribuir. Outras razões, de diversas ordens, parecem estar implicadas na eclosão da anorexia mental. Quase sempre (cerca de 95% dos casos) a pessoa afetada é uma adolescente ou uma mulher jovem, mas também pode ocorrer em crianças, em adultos e no sexo masculino. Os caucasianos são mais afetados que pessoas de outras raças, a condição incide mais nas classes econômicas superiores que nas outras e nas pessoas para quem o peso corporal é uma questão essencial, como modelos, atletas, dançarinos, etc.

Quais são os sinais e sintomas?

Os principais sinais e sintomas da são um intenso medo de ganhar peso, contra todas as evidências em contrário, provocação de vômitos após alimentar-se, emagrecimento extremo e desnutrição (e suas complicações), imagem corporal distorcida, desconhecimento da gravidade do problema, amenorreia. As unhas e os cabelos ficam frágeis e a pele torna-se seca e amarelada e pode desenvolver lanugos (finos fios de cabelo, como dos recém-nascidos). A pessoa chega a pesos incrivelmente baixos.

Como o médico diagnostica?

A história clínica e o exame físico são elementos suficientes para o diagnóstico da anorexia mental. Exames específicos podem ser necessários para avaliar as complicações orgânicas ocasionadas por ela.

Como é o tratamento?

O tratamento da anorexia mental consiste em certas formas de psicoterapia e em alguns remédios psiquiátricos, mas estes devem ser prescritos com cuidado, porque muitos deles têm efeito direto sobre o apetite.

Como evolui?

Algumas anorexias mentais tendem a ser de curta duração, enquanto outras podem ser crônicas. Cerca de metade delas se cura completamente. Da outra metade, parte se torna crônica e parte se alterna com outros distúrbios alimentares.

A desnutrição causada pela anorexia mental pode afetar órgãos vitais como coração, rins e cérebro. A frequência cardíaca e a pressão arterial abaixam e podem ocorrer distúrbios hidro-eletrolíticos. As complicações causadas pela privação de alimentos são reversíveis tão logo haja um ganho significativo de peso.

A anorexia nervosa apresenta uma alta taxa de mortalidade devido aos suicídios associados ou às complicações da desnutrição.

Nenhum comentário: