Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Artrites





O que são artrites?

Artrite é um termo genérico que se refere a um grande número de enfermidades diferentes. As artrites são inflamações das articulações produzidas por diversos motivos. As artrites são um tipo de reumatismo e raramente têm suas origens conhecidas. No entanto, todas elas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.

As artrites atingem uma em cada sete pessoas acima dos 30 anos, das quais 60 a 70% são mulheres.

Elas são mais comuns em adultos e idosos e têm aumentado muito ultimamente, com o sedentarismo e o envelhecimento da população, já sendo um dos principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

Quais são as causas das artrites?

As artrites podem ser decorrentes de distúrbios autoimunes, traumas físicos, lesões relacionadas ao trabalho ou de infecções por bactérias, vírus ou fungos.

São fatores que favorecem as artrites: trabalhos extenuantes e repetitivos, obesidade, idade avançada, praticar esportes radicais e violentos, movimentos vigorosos como dança, por exemplo; doenças ósseas, musculares, circulatórias e imunológicas.

Como se classificam as artrites?

• Osteoartrite: caracterizada por degeneração crônica da cartilagem articular.
• Artrite reumatoide: entidade autoimune sistêmica com notória predileção pelas articulações periféricas.
• Artrite gotosa: reação inflamatória devido à presença de microcristais minerais de urato.
• Artrite piogênica: devido a uma infecção.
• Artrite psoriática: a psoríase é uma doença da pele que também pode apresentar quadro articular grave.
• Artrite séptica: invasão purulenta da articulação por um agente infeccioso (fungo, bactéria ou vírus).
• Espondilite anquilosante: doença inflamatória crônica das articulações.

Quais são os sinais e sintomas das artrites?

Os sinais e sintomas das artrites dependem do tipo clínico de cada uma delas. No geral, a articulação apresenta os sintomas próprios de uma inflamação como dor, calor, vermelhidão, inchaço e febre.

As dores são quase sempre noturnas e aumentam quando se está em repouso. Com a evolução da doença, a articulação vai ficando mais rígida, com consequente redução da movimentação.

As articulações mais atingidas são: mãos, joelhos, pés, cotovelos, ombros, mandíbula, coluna e quadril.

Como os médicos diagnosticam as artrites?

Os métodos diagnósticos das artrites dependem do tipo de artrite apresentada pelo paciente. Uma primeira abordagem consiste em uma história clínica minuciosa e exames físicos bem feitos. O médico poderá solicitar exames complementares específicos para descobrir qual a forma de artrite apresentada.

Testes laboratoriais se baseiam na coleta de amostras de sangue, urina e líquido das articulações para ajudar o médico a esclarecer o tipo de artrite apresentada pelo paciente. Além disso, podem ser feitos exames de imagens como radiografias, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, etc. A artroscopia, um exame no qual o médico insere um tubo fino e flexível na articulação, transmite uma imagem de como está a articulação.

Como é o tratamento das artrites?

O tratamento das artrites varia de acordo com o tipo, mas quase sempre inclui antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, repouso e a ingestão de muitos líquidos. Um médico clínico geral, pediatra, ortopedista ou reumatologista pode ajudar muito nas orientações de prevenção e tratamento e deve ser sempre consultado.

A reabilitação deve ser feita por um fisioterapeuta. O objetivo da fisioterapia é aliviar a dor, minimizar deformidades, mobilizar as articulações afetadas e recuperar a forma física. Não é infrequente a necessidade de uma cirurgia.

Como evoluem as artrites?

A artrite pode vir a lesionar muito a articulação e comprometer o estado dos ligamentos, tendões, cartilagens e mesmo do osso. Quando não controlada, ela progride e leva a lesões que dificultam e atrofiam o movimento dos membros, sobretudo dos braços e das pernas. Pode haver rigidez, torção e deformidade das partes envolvidas, o que compromete a realização de atividades diárias simples. O desgaste constante das articulações pode levar à instabilidade da coluna, com deformidade postural e perda da função locomotora de algumas regiões.

Por esses motivos, a consulta a um médico não deve ser atrasada. O diagnóstico e o tratamento precoces ajudam a retardar a evolução das lesões ou mesmo evitá-las.

Nenhum comentário: