Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2012

Tosse: que coisa desagradável!




Algumas informações preliminares:

Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.

O que é tosse?

A tosse é uma contração repentina, frequentemente repetitiva, da cavidade torácica que resulta numa violenta expulsão de ar dos pulmões, geralmente acompanhada por um som característico. A tosse é uma reação reflexa do organismo (o que quer dizer: automática e involuntária) a um estímulo irritante das vias respiratórias, que visa expulsar alguma substância que esteja irritando ou obstruindo essa via de passagem do ar.

A tosse eventual e passageira pode estar ligada a um fator mecânico simples, como um engasgo. Já a tosse persistente geralmente indica a presença de uma doença, que pode ser simples ou grave, portanto precisa ser investigada.

A principal distinção que se usa fazer, porque ela tem implicações diagnósticas e terapêuticas importantes, é entre a tosse seca, sem eliminação de substâncias, e a tosse produtiva, que se acompanha da eliminação de muco ou catarro.
Além disso, existem tosses contínuas e intermitentes, de predomínio pela manhã ou à noite e as relacionadas ou não ao exercício físico, etc. Cada um desses dados, associados a outros sintomas do quadro clínico, podem ter valor diagnóstico importante.

As causas da tosse são muitas e praticamente inumeráveis. Entre as mais comuns encontram-se o enfisema pulmonar (quase sempre associado ao tabagismo), a bronquite crônica, a asma, as infecções de garganta ou dos pulmões, a sinusite, as alergias, o refluxo estomacal, tumores, corpos estranhos, causas psicogênicas, etc.

Nos não-fumantes, a tosse crônica quase sempre (mais de 90% dos casos) é devido à asma, ao refluxo gastroesofágico ou ao gotejamento pós-nasal (secreção do nariz, que fica gotejando na garganta, indo na direção dos pulmões).

Os fumantes costumam ter uma forte tosse seca que geralmente resulta na expectoração.

A tosse psicogênica pode ser usada por razões psicológicas ou sociais, como quando as pessoas tossem antes de fazer um discurso, e pode aumentar de frequência em situações em que o indivíduo esteja mais ansioso. Todos nós conhecemos pessoas que tossem ou limpam a garganta como meio de receber atenção ou de aliviar seu nervosismo.

As complicações da tosse podem ser agudas ou crônicas.

As agudas incluem o desmaio, quando as tosses são muito prolongadas; diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro e pressão intratorácica aumentada. Também pode haver insônia, vômitos, dor peitoral e ruptura de uma bolha pulmonar causando pneumotórax. Em outros casos severos a tosse pode causar fadiga dos músculos intercostais inferiores e inflamação do tecido conjuntivo entre o esterno e as costelas.

As complicações crônicas podem resultar até mesmo em hérnias abdominais ou pélvicas, por aumento da pressão intra-abdominal. Em mulheres com prolapso do útero a tosse pode ocasionar micção involuntária, o que é um fator de embaraço social. A defecação também pode ocorrer durante a tosse.

O tratamento de base da tosse é o tratamento da doença que a esteja causando. Por isso, um médico (clínico geral, pneumologista ou alergologista) deve ser consultado para investigar este sintoma.

Sintomaticamente, as tosses secas podem ser tratadas com supressores do reflexo da tosse (antitussígenos), enquanto as tosses produtivas devem ser tratadas com expectorantes. Não é recomendável fazer o bloqueio da tosse produtiva com antitussígenos, pois ela ajuda a eliminar as substâncias nocivas que estejam na árvore respiratória, diminuindo o risco de se contrair bronquite ou pneumonia.

Uma atitude simples que pode ajudar a aliviar a tosse é beber bastante líquido, ajudando a fluidificar as secreções.

Nenhum comentário: