Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Prurido ou coceira





O prurido, também chamado coceira ou “comichão”, é uma sensação desagradável sentida na pele quel leva o indivíduo a se coçar em procura de alívio. É uma das queixas dermatológicas mais comuns.

Usualmente, o prurido é causado por uma doença de pele primária, como uma infecção ou uma infestação, todavia pode ser o primeiro sinal de uma doença sistêmica como, por exemplo, diabetes mellitus, distúrbios hematológicos ou alergias.

Alguns medicamentos e saponáceos, assaduras, roupas de lã e fatores psicológicos, bem como a radioterapia, também podem causar prurido.

O ato de se coçar às vezes produz arranhaduras que fazem com que a histamina seja liberada, produzindo mais prurido e gerando, assim, um círculo vicioso.

Histamina é importante mediador das respostas alérgicas na pele, no nariz e nos olhos, e causa vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular (edema ou inchaço) e contração da musculatura lisa (brônquica e gastrointestinal) através da ativação dos receptores específicos nas células.

Tem papel importante na inflamação de locais e tecidos lesionados, que surge em resposta à excitação do sistema

Alguns pruridos, por suas características clínicas ou por sua importância diagnóstica, devem merecer uma atenção especial.

• Prurido anal - pode se dar por causa de partículas de fezes retidas nas fendas ou pelos perianais, por arranhaduras ou outras lesões cutâneas perianais, por umidade ou uso de alguns medicamentos na região anal. Outras causas de prurido anal são infestações por parasitas, hemorroidas, diabetes, anemia, etc.

• Prurido vulvovaginal – pode ter as mesmas causas do prurido anal e além delas dever-se a infecções vaginais fúngicas como candidíase, atrito ou fricção da pele, dermatites, alergias a produtos de higiene, etc.

• Prurido na icterícia, na gravidez e no diabetes - podem ser intensos e generalizados. Geralmente são resistentes aos tratamentos.

Há várias causas possíveis de prurido ou coceira. Em se tratando da pele pode haver eczema, alergia, picada de insetos, escabiose, infecções fúngicas, certas doenças crônicas, alterações hormonais, etc. Ainda outras condições clínicas podem produzir prurido intenso e persistente.

Quais são as complicações possíveis do prurido (ou coceira)?

As arranhaduras a que o prurido leva podem gerar escoriações, rubor, urticárias, infecções e pigmentação alterada da pele ou das mucosas. O prurido intenso e ininterrupto pode ser incapacitante.

Como é o tratamento do prurido (ou coceira)?

É importante tratar-se a causa do prurido, mas descobri-la nem sempre é simples. Procure um médico (clínico geral, alergologista, pediatra) sempre que algum tipo de prurido o incomodar.

Sintomaticamente, os anti-histamínicos são as medicações mais eficientes, combatendo os efeitos da histamina liberada pelo ato de coçar.

O prurido de origem psicogênica pode ser combatido com antidepressivos tricíclicos.

Nenhum comentário: