Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2012

Embolia Pulmonar




Vamos começar com algumas definições básicas:


Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia.

Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.

Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.

Trombo: Coágulo aderido à parede interna de uma veia ou artéria. Pode ocasionar a diminuição parcial ou total da luz do mesmo com sintomas de isquemia.

Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.

Circulação:
1. Ato ou efeito de circular.
2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito.
3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.

Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.

Agora, vamos ao assunto propriamente dito:

O que é embolia pulmonar?

A embolia pulmonar, também chamada tromboembolismo pulmonar (TEP), é o bloqueio da artéria pulmonar ou de um de seus ramos, que ocorre geralmente quando um trombo venoso (sangue coagulado de uma veia) se desprende do local de sua formação e cai na circulação, obstruindo o fornecimento de sangue em um dos pulmões.

Além de coágulos sanguíneos, os êmbolos podem ser formados também por bolhas de gás ou de gordura. Quando ocorre uma embolia pulmonar, a circulação é interrompida subitamente em uma parte do pulmão e isto faz com que aumente a resistência à circulação do sangue e diminua a área de trocas gasosas.

Grande parte das embolias é pequena e nem chega a ser percebida, mas há também outras maiores, comprometendo áreas pulmonares extensas, que podem ser fatais.

A causa imediata da embolia pulmonar é a obstrução de um ramo da artéria pulmonar por um êmbolo formado por um coágulo sanguíneo, uma bolha de gás ou de gordura.

Alguns fatores favorecem a formação de coágulos sanguíneos e outros êmbolos, como por exemplo:

• Ficar acamado por longos períodos.
• Câncer de certos órgãos.
• Manipulações cirúrgicas.
• Uso prolongado de anticoncepcionais.
• Tabagismo.
• Obesidade.
• Varizes.
• Descompressões súbitas como as dos mergulhadores.

Os sinais e sintomas da embolia pulmonar dependem do grau de prejuízo causado aos pulmões e incluem hipóxia, respiração rápida, chiado no peito, cianose, tumescência das veias do pescoço, tosse, edemas e frequência cardíaca aumentada. Os sintomas da embolia pulmonar incluem dificuldade de respiração, dor torácica e palpitações.

Casos graves de embolia pulmonar não tratada podem levar à morte súbita.

O diagnóstico da embolia pulmonar é feito pela combinação dos achados clínicos, com exames de laboratório e estudos de imagem. A procura de um coágulo na artéria pulmonar, através da angiografia pulmonar computadorizada é a modalidade de estudo de imagem mais utilizada atualmente e fornece o dado mais decisivo para o diagnóstico. A arteriografia pulmonar usualmente dá o diagnóstico de certeza.

Depois de instalada a embolia pulmonar, o tratamento é realizado com medicação anticoagulante. Às vezes, a administração de oxigênio pode ser necessária. Os casos mais graves podem necessitar de trombólise com drogas ou de uma trombectomia pulmonar cirúrgica.

O tratamento busca também diminuir a sobrecarga cardíaca e melhorar a eficiência pulmonar, com aumento da oxigenação do sangue. Medidas para dificultar a formação de novos êmbolos e para tratar os sintomas decorrentes são necessárias.

Os casos mais simples curam-se sem deixar sequelas. Nos casos graves, em que o ramo arterial obstruído é de grande calibre, pode ocorrer morte súbita.

Pode haver complicações, como um abscesso pulmonar. Mas isso já é um outro capítulo...

Nenhum comentário: