Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Termogênese corpórea




Para manter suas funções basais, incluindo digestão e homeostasia (temperatura interna estável), nosso organismo gasta energia, correspondente a dez por cento do que despende diariamente para a vida.

Esse fenômeno se chama termogênese, o que significa dizer a capacidade de equilibrar a temperatura interna em relação ao meio ambiente.

Esse processo é parte do mecanismo da termorregulação, que nos permite gastar energia para produzir e dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou com as necessidades internas.

Ele está completa e intimamente ligado ao metabolismo.

Todas as células e todos os tecidos do nosso organismo acabam gerando calor no processo de funcionamento habitual.

Quando o clima está aquecido, com temperaturas elevadas, nós transpiramos para perder calor e manter a temperatura interna equilibrada. Nesse trabalho, o organismo perde calorias, gasta energia.

No caso dos dias frios, a transpiração é reduzida, os músculos são colocados em atividades, para gerar calor interno e equilibrar a temperatura relativa, com relação ao meio ambiente.

Tudo isso é um mecanismo brilhante de que o organismo lança mão para manter a vida e esse mecanismo gasta energia, como já citei anteriormente.

Na verdade a termogênese existe de duas formas, sendo que a primeira é aquela na qual o gasto energético do nosso organismo é feito em repouso, na atividade basal, como digestão, respiração, batimentos cardíacos, e tudo o que você possa imaginar que acontece para que o corpo continue funcionando, mesmo em repouso absoluto.

Ou seja, dormindo, estamos gastando energia.

A segunda forma de termogênese é chamada facultativa, pois depende de nós, de nossa atividade e de quanto ela seja estimulada para queimar calorias, assim como também da temperatura ambiente, como já citei anteriormente.

Desta segunda forma de termogênese, a atividade física pode corresponder a quarenta por cento da queima de energias para o corpo, quer dizer, você pode incrementar (elevar) bastante a redução de peso, se elevar bastante a atividade física do corpo.

Os alimentos podem colaborar de alguma forma para a queima de calorias.

A termogênese alimentar é a energia que é consumida para processar e digerir os alimentos.

Se você ingere alimentos hipercalóricos, irá perceber que sua transpiração se eleva após a refeição, pois o organismo procura eliminar, sob a forma de calor, a energia que está sendo guardada na forma de gordura.

Mas existem alguns alimentos e alguns suplementos alimentares, que tornam o processo de digestão mais lento.

As fibras alimentares são um exemplo de alimentos que dificultam o processo de digestão e elevam o consumo de energia.

O café é outro exemplo de alimento que auxilia no aumento de consumo de energia, mas, por acelerar o metabolismo do corpo.

Nesse processo todo, de queima calórica na digestão, várias estrutura orgânicas participam de um mecanismo que interage para manter a homeostase orgânica.

O Estômago produz um hormônio chamado grelina, que é liberado quando o órgão está vazio e quando está em horários próximos às refeições: ele é chamado de hormônio da fome.

O Pâncreas secreta a insulina, que, além de outras funções, avisa o cérebro para reduzir o apetite.

O Tecido Adiposo, ou Gorduroso, produz uma substância chamada leptina, que sinaliza ao sistema nervoso para reduzir o apetite.

O Intestino Delgado produz o PYY, que se trata de um hormônio também supressor de apetite.

Quando lentamente se instala o quadro chamado de síndrome metabólica, composto por obesidade, hipertensão arterial e diabetes, todos esses hormônios entram em desequilíbrio, gerando fome persistente e redução da queima calórica, com acúmulo de tecido gorduroso particularmente na região abdominal.

A título de curiosidade, há alguns suplementos alimentares que podem interferir na termogênese. elevando o consumo de calorias. Um exemplo real é a cafeína, que certamente aumenta a taxa de queima calórica.

Outro exemplo parece ser a l-carnitina, que ainda ressente de comprovação científica para se ter certeza de que realmente funciona no sentido de aumentar a termogênese orgânica.

Para se fazer uma comparação, com relação a ela, quem ingere bastante carne também ingere l-carnitina e também tem elevação de queima calórica.

Mas cuidado com os chamados suplementos alimentares termogênicos, pois alguns podem causar sérios transtornos para a saúde, como, por exemplo, hipertensão arterial.

Nenhum comentário: