Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Insuficiência cardíaca congestiva





A Insuficiência Cardíaca Congestiva não é uma doença por si só. É a situação em que a bomba cardíaca (o coração) se torna incapaz de manter a circulação necessária ao organismo ou só pode fazê-lo mediante uma pressão mais elevada que a normal, em vista de que o fluxo sanguíneo encontra algum impedimento para seguir o seu curso.

Isso pode acontecer em razão de diferentes doenças, tanto de causas cardíacas, como de outras causas. Em geral, mas nem sempre, a Insuficiência Cardíaca Congestiva desenvolve-se aos poucos, às vezes durante anos, permitindo a adaptação gradual do coração e uma vida prolongada aos seus portadores, embora com alguma limitação. A Insuficiência Cardíaca pode também instalar-se de forma abrupta (Insuficiência Cardíaca Aguda), provocada, por exemplo, por alguma condição aguda que afete o coração como o infarto do miocárdio, as arritmias cardíacas, as hemorragias severas, os choques elétricos, etc. e representa então um estado grave que se constitui numa emergência médica.

Causas


• Causas que alteram e enfraquecem a contratilidade dos músculos cardíacos como a aterosclerose das artérias cardíacas, a doença de Chagas, etc.
• Causas que exigem do coração um esforço de bombeamento maior que o normal como, por exemplo, a hipertensão arterial, a estenose aórtica, o enfisema pulmonar, etc.
• Causas que fazem fluir ou refluir ao coração uma quantidade anormal de sangue como o hipertireoidismo, as anemias severas, as insuficiências valvulares, etc.

Sinais e Sintomas


• As manifestações clínicas da Insuficiência Cardíaca Congestiva dependem da condição à qual o coração esteja submetido e de qual dos ventrículos esteja mais envolvido, se o direito ou o esquerdo. O ventrículo esquerdo costuma falhar antes do direito, mas pode acontecer que os dois estejam insuficientes ao mesmo tempo.
• Quando o ventrículo esquerdo entra em insuficiência, congestiona o território pulmonar e provoca uma falta de ar progressiva que pode chegar a se manifestar mesmo em repouso (chama-se ortopneia a condição em que a pessoa sente falta de ar mesmo quando deitada, o que a obriga a acordar durante a noite para assentar-se - dispnéia paroxística noturna). Essa insuficiência esquerda pode evoluir para um quadro ainda mais grave, denominado de edema agudo de pulmão, o qual pode terminar em morte, se não tratado de urgência. Outros sintomas, menos graves, mas muito comuns são: falta de ar, taquicardia, dispneia, tosse noturna, etc.
• Na insuficiência ventricular direita o ventrículo direito não consegue bombear sangue suficiente para o pulmão. Sendo assim, os líquidos recuam para as veias e capilares e se acumulam nos tecidos causando edema (inchaço), percebido principalmente nas pernas, por causa da força da gravidade.

Diagnóstico

Em um primeiro momento o diagnóstico de suspeita é feito pelos sinais e sintomas. Posteriormente, uma radiografia de tórax pode mostrar o tamanho aumentado do coração e uma ecocardiografia avalia o funcionamento cardíaco, ajudando a obter maiores detalhes sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva.

Tratamento


• Deve-se tratar com presteza a enfermidade subjacente que tenha desencadeado ou esteja mantendo a Insuficiência Cardíaca Congestiva, se for o caso. Deve-se também tratar o coração insuficiente e aconselhar o paciente a emagrecer, em caso de necessidade.
• São usados medicamentos para fortalecer a força de contratilidade dos músculos cardíacos, para facilitar a eliminação de líquidos (diuréticos) e para corrigir as arritmias existentes. Em casos muito específicos e extremos pode ser aconselhável o transplante cardíaco.
• Toda pessoa que sinta falta de ar deve ser avaliada por um médico (clínico geral, cardiologista, pneumologista, etc.)

Nenhum comentário: