Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lentes de contato





Assim como os óculos, as lentes de contato são lentes que visam corrigir problemas de refração ocular. Enquanto os óculos, em geral, são lentes de vidro presas por uma armação suportada pelo nariz e pelas orelhas, as lentes de contato são próteses feitas de materiais mais leves e virtualmente invisíveis, aplicadas diretamente sobre a córnea.

Elas podem ser preferidas aos óculos por sua função corretiva, cosmética, corretivo-cosmética ou terapêutica. As pessoas podem preferir lentes de contato aos óculos por diversas razões:

Umas se adaptam melhor a elas que aos óculos.

Outras consideram que sua aparência fica mais atraente.

Para a prática de certas modalidades esportivas elas se adaptam melhor que os óculos.

Algumas condições oftalmológicas são melhor corrigidas pelo uso de lentes de contato que de óculos.

As lentes de contato fornecem uma visão mais próxima à visão natural do que os óculos. O inconveniente delas pode ser alguma dificuldade para colocá-las e retirá-las. No entanto, depois que as pessoas se acostumam isso se torna muito simples.

Há diversos tipos de lentes de contato: rígidas (gás-permeáveis ou não) ou gelatinosas; esféricas ou asféricas; de uso diário, estendido ou contínuo; corretivas, cosmética, corretivo-cosméticas ou terapêuticas, etc.

O ideal é que você defina junto com o seu oftalmologista qual o tipo que melhor se adapta ao seu caso.

Antes de tocar nas lentes de contato (LC), recomenda-se lavar as mãos com sabonete neutro para remover dos dedos restos de nicotina, perfume, oleosidade ou corpos estranhos, que podem danificá-las.

Devem ser evitados sabonetes com creme antisséptico, desodorante químico ou fragrância pesada porque pequenas porções dessas substâncias podem ser transferidas para os olhos. Recomenda-se ainda secar as mãos em toalhas que não soltem fiapo e manter as unhas3 sempre aparadas e limpas. É preciso também não se esquecer de remover as LC antes de utilizar cremes de limpeza para a higiene das bordas palpebrais e cílios.

Iniciar o manuseio sempre pela mesma LC, direita ou esquerda, para evitar a inversão. Para a limpeza pode-se utilizar soluções limpadoras surfactantes, limpadores enzimáticos ou soluções multiuso.

Em geral as lentes de contato, assim como os óculos, são usadas para corrigir problemas de refração dos olhos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Em algumas ocasiões elas são usadas para encobrir alterações da córnea e podem ser usadas apenas por razões estéticas, modificando a cor dos olhos.

A opção entre usar óculos ou lentes de contato pertence ao usuário, mas o oftalmologista deve sempre ser ouvido porque há condições em que um ou outro é mais bem indicado ou contraindicado. Além disso, ele definirá o grau (que em geral não é o mesmo dos óculos) e a curvatura das lentes, bem como as características do material a ser utilizado.

Nem todas as pessoas podem, a qualquer momento, usar lentes de contato. Elas não devem ser utilizadas em casos de alergia8 ocular, olhos excessivamente secos, infecções oculares crônicas ou alguma outra doença da córnea.

As lentes de contato são bastante seguras e se usadas corretamente não causam danos. No entanto, como elas são um elemento estranho aderido aos olhos podem causar reações importantes. As mais temidas são as infecções.

Outras complicações que podem decorrer de um mau uso das lentes de contato em geral incidem sobre a córnea: edema, úlcera, neovascularização e deformidades. Outra complicação frequente do uso de lentes de contato é a conjuntivite. Pode ainda acontecer que as lentes se desloquem involuntariamente sendo, no entanto, geralmente fácil retirá-las manualmente. Se isso não acontecer, consulte um oftalmologista.

Quais cuidados devem ser observados por quem usa lentes de contato?

As lentes de contato podem ser usadas em qualquer idade, desde um recém-nascido operado de uma catarata congênita até uma pessoa muito idosa.

Se o usuário optar por conservar as lentes de contato durante a natação, deve usar óculos protetores para diminuir o risco de infecções bacterianas, porque os ambientes aquáticos geralmente são contaminados. Além disso, no caso de piscinas, o cloro colocado na água pode alterar a cor de algumas lentes de contato e pequenos detritos que podem aderir a elas podem provocar irritação.

As lentes de contato devem ser limpas diariamente, podendo-se usar para esse fim vários tipos de produtos existentes no mercado. Consulte seu oftalmologista a respeito.

Algumas lentes de contato podem ser mantidas durante o sono; outras não. Consulte seu oftalmologista a respeito.

As lentes de contato devem ser colocadas ANTES da aplicação da maquiagem e retiradas ANTES da remoção dela.

Não aplique delineador de pálpebras em locais que possam atingir as lentes de contato.

Um comentário:

Jacqueline disse...

Entre os séculos XIV e XVI, as mudanças políticas e econômicas que se alastraram pela Europa foram acompanhadas por um novo movimento de natureza cultural e científica. O Renascimento, ou movimento renascentista, irrompeu a predominância dos valores eclesiásticos para estabelecer a preocupação expressa com os assuntos considerados terrenos. Dessa forma, vários pensadores, estudiosos e artistas voltaram a sua atenção para questões de cunho humano.

Leonardo Da Vinci foi aclamado como um dos maiores expoentes dessa nova tendência. Dono de uma curiosidade voraz, esse italiano atuou em variados campos do conhecimento e da arte. Em alguns de seus manuscritos remanescentes temos a presença de propostas e invenções que falam sobre música, filosofia, botânica, escultura, pintura, urbanismo e engenharia. Atirando para todo o lado, ele acabou sendo um dos primeiros a teorizar uma solução para os problemas de visão.

Por volta de 1508, ele imaginou a construção de uma lente que, posta na superfície do globo ocular, poderia corrigir os problemas de visão. No século XVII, o filósofo, físico e matemático francês René Descartes foi autor de uma ideia semelhante. No entanto, apesar dos importantes precursores, as populares lentes de contato só foram primordialmente desenvolvidas nos fins do século XIX, pelo fabricante de peças óticas F. E. Muller e o médico suíço Adolf Eugen Fick.

Os protótipos iniciais não tiveram muito sucesso por conta da limitação tecnológica dessa época. As primeiras lentes de contato foram desenvolvidas por meio do uso do vidro e, por conta da rigidez do material, acabava ferindo os olhos de seus usuários. No ano de 1929, o oftalmologista nova-iorquino William Feinbloom desenvolveu uma nova lente por meio de um material criado através da mistura do vidro e do plástico.

Apesar do avanço no tipo de material empregado, essas lentes ainda eram bastante rígidas e tinham uma dimensão que causava bastante incômodo aos seus usuários. A partir de então, o aprimoramento do material e do tamanho das lentes permitiu a popularização dos primeiros modelos comerciais. Uma das lentes mais conhecidas dessa época foi criada pelo ótico Kevin Tuhoy, em 1948.

A película gelatinosa só foi inventada no início da década de 1970, quando a empresa Bausch & Lomb concebeu lentes de contato mais confortáveis e maleáveis. Como o processo de manutenção e higienização das lentes de contato era outra chateação para os usuários, vários cientistas começaram a desenvolver um modelo que fosse descartável. Dessa forma, o usuário poderia empregar as lentes de contato somente quando fosse participar de alguma solenidade importante ou tirar uma foto.