Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Síndrome do intestino irritável.





A síndrome do intestino irritável (SII) ou síndrome do cólon irritável é uma condição crônica e recorrente que afeta o trato gastrointestinal (TGI), especialmente o cólon (intestino grosso), provocando diarreia e, às vezes, constipação intestinal.

Aproximadamente 20% das pessoas nos países desenvolvidos têm sintomas da SII em algum momento de suas vidas. A síndrome do intestino irritável é geralmente diagnosticada quando problemas mais sérios como a doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn e colite ulcerativa), doença celíaca, infecção por parasitas, câncer ou síndrome de má absorção (intestino não absorve corretamente os nutrientes) foram procurados e não encontrados.

As mulheres são mais acometidas do que os homens.

Quais são as causas?

A síndrome do intestino irritável é chamada de distúrbio funcional porque não existe uma causa física conhecida para seus sinais e sintomas.

Quando procurar um médico?

Toda vez que sintomas gastrointestinais como diarreia, constipação, flatulência ou sensação de plenitude gástrica (empachamento) estiverem presentes e incomodarem está indicado consultar um clínico geral ou um gastroenterologista.

É importante procurar um médico se você também apresenta uma mudança nos seus hábitos intestinais ou sangue nas fezes, pois estes podem ser sinais de graves problemas de saúde, como de câncer de cólon ou reto ou de doença inflamatória intestinal.

Quais são os sinais e sintomas da SII?

• Diarreia.
• Constipação.
• Alternância entre períodos de diarreia e contipação.
• Fezes líquidas (que também podem apresentar muco).
• Dor abdominal em cólicas.
• Sensação de “barriga inchada”.
• Aumento dos gases (flatulência)
. Sensação de esvaziamento incompleto após evacuação.

Intolerância à lactose acontece quando alguns adultos e crianças comem ou bebem produtos lácteos, mas isto é diferente da SII e não faz parte dos seus sintomas.

Como é feito o diagnóstico?

O médico faz uma entrevista com o paciente focando em aspectos como hábitos intestinais, dieta, prática de exercícios físicos e estresse. Durante o exame físico, ele procura por outras causas de problemas gastrointestinais, bem como por outras doenças sistêmicas. Na síndrome do intestino irritável não há alterações no exame físico ou nos exames laboratoriais.

Pode ser necessário solicitar exames complementares como hemograma ou bioquímica do sangue procurando anemia e outras alterações como uma alergia ao glúten. Um exame de fezes com pesquisa de sangue nas fezes também pode ser útil.

Às vezes, o médico pode solicitar uma colonoscopia (usando um instrumento flexível iluminado para olhar para a superfície interna do cólon) ou uma endoscopia digestiva alta, que examina a superfície interna do esôfago, do estômago e do duodeno (primeira parte do intestino delgado).

Biópsias (amostras de tecido enviadas para o laboratório) podem ser realizadas para excluir a possibilidade de câncer, doença celíaca ou doença inflamatória intestinal.

Outros exames podem ser feitos, incluindo radiografias do TGI, procurando causas de diarreia ou prisão de ventre, e tomografia computadorizada (TC) para avaliar a dor abdominal persistente.

Existe tratamento para a SII?

Primeiramente o médico deve esclarecer o paciente sobre a sua condição e sobre a evolução benigna da doença. A SII não progride para nenhuma doença grave.

Algumas mudanças na dieta podem ajudar, como a remoção de alimentos que pioram os sintomas da SII. Estes alimentos devem ser observados e identificados pelo próprio paciente, pois há grande variação individual. A síndrome do intestino irritável é muitas vezes agravada pela ingestão de grandes refeições, alimentos ricos em gorduras, álcool, chocolate ou bebidas cafeinadas. Comer refeições menores e de maneira mais frequente pode aliviar os sintomas desta síndrome.

Redução do estresse pode ajudar a aliviar os sintomas, assim como a prática de atividades físicas regulares.

O tratamento da ansiedade e da depressão, caso eles estejam presentes, pode ajudar no manejo dos sintomas da SII.

Os medicamentos usados para tratar os sintomas de SII incluem suplementos de fibras, medicamentos antiespasmódicos (reduzem a circulação dentro do cólon e aliviam a dor e o inchaço), medicamentos antidiarreicos ou laxantes para a obstipação. Em alguns casos, o uso de certos antidepressivos tricíclicos pode ajudar a aliviar os sintomas.

Há indicação de uso da Sulfasalazina (Pertence ao grupo dos salicilatos e sulfamidas) como auxiliar no tratamento da SII. Os produtos comerciais a venda mais conhecidos são: Mesacol, Azufrin e Salazoprin.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do post. Bastante objetivo e rico em informações. Convivo com Sii ha bastante tempo. No meu caso a dor abdominal é o maior incômodo.
Recentemente criei um blog pra compartilhar um pouco da minha experiência enquanto paciente, claro

http://vivendobemcomsii.wordpress.com/

Rosana Bicudo disse...

Dr, para os gases que incomodam o portador da sindrome intestino irritavel seria melhor o carvão vegetal do que o simeticona?

Carlos Alberto Rey disse...

Rosana: ambos são bons recursos para auxiliar na SII e não há como dizer qual o melhor, pois para cada paciente há uma aceitação diferente.