Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reprodução humana assistida




O desenfreado desenvolvimento tecnológico provoca, no seio da sociedade, fissuras indeléveis e rupturas com a ordem até então vigente, impulsionando-nos à criação de novos conceitos e institutos capazes de promover a adaptação necessária aos tempos modernos.

Diante da realidade vislumbrada, necessário se faz incluir, entre as temáticas que tiveram alterados ou ampliados os seus conceitos e os seus paradigmas, a referente à reprodução, pois tal vocábulo, há bem pouco tempo, poderia indicar, apenas, a capacidade natural de procriação, ou seja, aquela proveniente da conjunção carnal. Porém, na atualidade, o ato ou efeito de reproduzir-se, de gerar, de procriar, de multiplicar, de perpetuar-se pode ser atingido por outros métodos que não o presumível.

Afirma-se isto, pois, hoje, técnicas que compreendem a chamada "fertilização artificial, fecundação artificial, fecundação por meios artificiais, impregnação artificial, concepção artificial, semeadura artificial, inseminação artificial, fecundação in vitro ou fertilização matrimonial" são realidade no meio médico e na vida daqueles impossibilitados de reproduzirem-se através do meio convencional.

Em razão da variada nomenclatura citada, deve-se esclarecer que a expressão mais aceita é Reprodução Assistida (RA), em face da denominação dada pelo Conselho Federal de Medicina.

Assim, necessário indicar ser cabível conceituar reprodução humana assistida como o "conjunto de técnicas que favorecem a fecundação humana, a partir da manipulação de gametas e embriões, objetivando principalmente combater a infertilidade e propiciando o nascimento de uma nova vida humana".

Tem muito mais sobre esse assunto, mas pelo menos já temos, para nós, firmado um conceito, quando lermos matérias sobre ele em revistas populares, certo?

Um comentário:

luiz disse...

Eu e minha esposa estamos vivenciando esta experiência,chega a ser fascinante esta técnica de fertilização in vitro,não sei muito o porque,não entendo muito os motivos,mas se o ser humano através da medicina ,conseguiu proporcionar mais esta ajuda,acredito que porque DEUS permitiu,como acrescimo de misericórdia ,ou até mesmo como um processo de valorização de um filho pelo casal.deve ser por este caminho,vamos insistir no processo,creio que conseguiremos
abraços a todos
Luiz