Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Boceprevir, novo tratamento para a Hepatite C .




Anvisa aprovou o registro de um novo medicamento para o tratamento da Hepatite C, o Boceprevir, um antivirótico que aumenta de 40% para 60% as chances de cura da Hepatite C do genótipo tipo 1.

O medicamento inibe a replicação do vírus da Hepatite C, o HCV, para os portadores do genotipo tipo 1. A Hepatite C pode ser provocada também pelos genótipos dos tipos 2 e 3 do mesmo vírus.

O Boceprevir é indicado para portadores do genótipo 1 do HCV que nunca foram tratados e para aqueles que não tiveram sucesso com o tratamento disponível até o momento. O novo medicamento deve ser administrado em associação com outros dois medicamentos que já são utilizados no tratamento da Hepatite C, o Interferon e a Ribavirina, para que alcance o resultado esperado.

Para lembrar:

A hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, causada por um vírus denominado VHC (vírus da hepatite C).

A transmissão da doença acontece quando o sangue contaminado pelo vírus da hepatite C (VHC) penetra na corrente sanguínea de um indivíduo sadio.

Ainda não existe vacina para a hepatite C.

Principais vias de transmissão:

Transfusão de sangue (principalmente antes de 1992) e derivados de sangue;
Transplantes de órgãos e tecidos;
Agulhas, seringas e ferimentos;
Uso de drogas injetáveis ou aspiradas;
Hemodiálise;
Tatuagens e piercings;
Outros materiais que possam conter sangue contaminado.

O diagnóstico da hepatite C é feito através do exame anti-HCV. Este exame pesquisa o anticorpo contra o vírus e é feito através de uma simples coleta de sangue. Fale com seu médico e faça o teste.

A evolução da doença é lenta e pode chegar a mais de 30 anos sem que o doente perceba. Algumas consequências possíveis são hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado. Tanto a cirrose como o câncer de fígado podem levar a uma indicação de transplante de fígado.

Tratamento para a hepatite C: A combinação de dois medicamentos, o interferon convencional ou interferon peguilado mais a ribavirina, representa hoje o tratamento padrão para pacientes com hepatite crônica C. Hoje, como citado, há um novo medicamento, para um grupo determinado de hepatite C.

O que é o interferon? O interferon é uma proteína produzida pelo nosso organismo em resposta a um agente infeccioso. Ele inibe ou interfere na replicação dos vírus que nos atingem e ainda protege as células sadias.

Existe cura para hepatite C? É possível eliminar o vírus da hepatite C do sangue. Esta eliminação é chamada de resposta virológica sustentada e alguns médicos a classificam como "cura". A única maneira possível de se eliminar estes vírus é com o tratamento, por isso é indispensável que o paciente cumpra todas as orientações médicas.

Um comentário:

Renata Brum Blaster disse...

Q maravilhaaa q vc consegue comentar no meu blog! Tava aki super triste pq vc não ia mais poder comentar. Mas agora to super feliz pq vou continuar tendo vc no meu blog, afinal como já disse, vc eh um grande exemplo ! =)

Ahh e falando do tratamento eu tava louka mas me disseram q meu plano de saúde [sulamerica] não cobria, dai com a intermediação do Dr. Rodrigues de França (adv.br) – um advogado – as guias foram finalmente liberadas! Vale a pena pesquisar.

Bjoo