Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vitamina E pode ser benéfica contra bronquite e enfisema




Mulheres com mais de 45 anos que tomam suplementos de vitamina E parecem ter um menor risco de doença pulmonar obstrutiva crônica - incluindo bronquite crônica e enfisema pulmonar -, segundo estudo apresentado esta semana na Conferência Internacional da American Thoracic Society.

De acordo com especialistas, a vitamina E pode ser encontrada naturalmente nos óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes e vegetais de folhas verdes, e têm propriedades antioxidantes.

Com o desenvolvimento da doença pulmonar, ocorrem danos aos tecidos sensíveis através de diversos processos, incluindo inflamação e danos pelos radicais livres. A vitamina E pode proteger o pulmão contra tal dano.

Revisando dados de um estudo sobre os efeitos da aspirina e da vitamina E na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer em 40 mil mulheres com mais de 45 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que haviam recebido 600mg de vitamina E em dias alternados durante o estudo apresentavam menos probabilidade de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica. Porém os suplementos do nutriente não tiveram o mesmo efeito sobre os riscos de asma.

Se os resultados deste estudo forem confirmados por outras pesquisas, os médicos poderão recomendar que mulheres tomem suplementos de vitamina E para prevenir doença pulmonar obstrutiva crônica. Os especialistas destacam, porém, que é arriscado tomar a vitamina sem indicação e acompanhamento médico.

Os suplementos de vitamina E são conhecidos por terem efeitos negativos para algumas pessoas; por exemplo, a suplementação de vitamina E aumenta o risco de insuficiência cardíaca congestiva em pacientes com doença cardiovascular. Recomendações mais amplas seriam necessárias para equilibrar benefícios e riscos.

Nenhum comentário: