Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Cirurgia bariátrica: algumas coisas que podemos saber...




Essa cirurgia garante emagrecimento?

Há vários tipos de cirurgia bariárica, com resultados variados também; parece que as mais eficazes são a banda gástrica e o bypass gástrico. No bypass, a perda de peso acontece não só pela redução do estômago, mas também por causa de uma ligação feita entre o estômago e o jejuno (porção média do intestino delgado). O alimento deixa de passar pelo intestino delgado, fazendo com que o organismo libere hormônios relacionados à saciedade. Na banda gástrica, uma prótese de silicone é colocada na parte superior do estômago, a fim de provocar uma segmentação gástrica e criar um reservatório pequeno de alimento. Resultado: o paciente se satisfaria com porções menores de alimento.

Estudos apontam que o bypass é mais segura e eficaz, sendo que dos pacientes submetidos a essa técnica, 86% conseguiram eliminar mais de 40% do seu excesso de peso, enquanto apenas 29% dos que se submeteram à banda obtiveram tal resultado.

Mas a escolha da técnica não depende somente do paciente: há uma série de fatores para a escolha em jogo; inclusive questões de nível emocional.

Amanhã, mais um pouco de cirurgia bariárica para vocês.

Nenhum comentário: