Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Para começar a correr...






Primeiro passo - Antes de correr, faça alguns exames, como hemograma completo, check-up ortopédico e ergométrico. Depois disto passe por uma Avaliação e Orientação Física.

O que vai no pé - Tênis de corrida, com absorção deimpacto. Os de futebol de salão ou aqueles que você usa para dar umas bandas por aí não servem. Se você pretende correr mais de quatro vezes por semana, tenha sempre dois pares para revezá-los. Dessa forma, eles duram mais e, conseqüentemente, amortecem com precisão o impacto da corrida sobre os joelhos.

Onde - Corra em pisos planos de cimento ou asfalto. Nesses pisos estáveis, os riscos de torção são menores. Se você costuma correr em um terreno levemente inclinado para um dos lados, caso de algumas praias, vá e volte pelo mesmo caminho. Assim você não joga o peso para um único lado, forçando esse ou aquele joelho.

Estica, puxa e esquenta - Antes de sair em disparada, caminhe 5 minutos e alongue-se na seqüência. Mas alongue-se de verdade. Todo o corpo. Não faça alongamento "de mentirinha". Capriche.

Como correr - Coluna reta, braços paralelos ao corpo formando um ângulo de 90º com os cotovelos, ombros relaxados, cabeça erguida (olhe sempre pra frente). Para amortecer o impacto e não ser desengonçado, primeiro você toca o pé no chão com o calcanhar, estendendo o movimento para a ponta dos pés.

Não perca o pique - Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca naturalmente. Aquela dor no lado significa que você está respirando errado - e é preciso corrigir, senão você perderá aproveitamento - ou está fora de forma. Se ela aparecer, diminua a velocidade ou até mesmo, caminhe.

Coma, mas de leve - Não coma muito antes da corrida. Tampouco fique sem comer. Um copo de suco, duas torradas e uma fruta fornecem a energia necessária sem pesar no estômago. A banana-prata em especial é um depósito de potássio, mineral que ajuda a prevenir cãibras além de forrar o estômago.

Se possível, tenha um acompanhamento com um personal: é MUITO recomendável.

Boa corrida!

Nenhum comentário: