Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Meditação reduz sensação de dor





Pessoas que meditam desviam a própria atenção para o presente. Segundo pesquisas de neurocientistas da Inglaterra, essa atitude pode trazer mais que benefícios momentâneos. Eles acreditam que a prática pode alterar permanentemente a sensação de dor. Durante um estudo eles compararam um grupo de voluntários experientes em meditação com um grupo de controle formado por pessoas não acostumadas à meditação.

Todos os participantes receberam, após um curto anúncio, estímulos de dor inócuos causados por laser. Paralelamente registraram em eletroencefalograma suas correntes cerebrais e anotaram seus relatos sobre a intensidade da dor sentida.

Resultado: quem estava mais acostumado às práticas mentais sofreu menos durante o experimento.

A base neural para essa "perda" de sensibilidade foi revelada pela análise das curvas do EEG: após o anúncio do estímulo com laser, determinados sinais do córtex parietal inferior e do córtex cingulado médio foram bem mais fortes nos voluntários do grupo controle.

Na opinião dos pesquisadores, quem medita aprende a deixar determinados estímulos, pensamentos e sentimentos passarem, sem valorizá-los tanto.
Esse desapego seria o responsável pela redução permanente de possíveis expectativas atemorizantes, o que diminui a percepção de dor, mesmo durante outras atividades.

Nenhum comentário: