Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Há como evitar doenças degenerativas!

Em um estudo transversal no qual foi aplicado um questionário de frequência alimentar (QFCA) em 150 adultos residentes em área rural da cidade de Ibatiba (ES).

O QFCA classificou o consumo alimentar como: habitual (> 4 vezes na semana), não habitual (<4 vezes na semana) e raramente (uma vez ao mês), com o fim de correlacionar o consumo alimentar encontrado com o fato de risco ou não para a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis diretamente relacionadas à alimentação que afetam a população brasileira hoje.

Os resultados evidenciaram consumo habitual de arroz, pães, folhosos, feijão, leite de vaca, gordura animal, margarina, açúcar e café, e um consumo não habitual de bolo, batata, biscoitos, aipim, batata-doce, chuchu, cenoura, beterraba, abóbora, suco de frutas, banana, laranja, goiaba, manga e tangerina.

Conclui-se que o hábito alimentar da população estudada pode vir a incrementar a médio ou longo prazo a prevalência e/ou ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, sobretudo as relacionadas à alimentação, como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças coronárias.

O consumo alimentar dessa população requer preocupação, pois se comparado aos padrões nacionais, observam-se algumas inadequações, e sabe-se que este quadro vem a cada dia ocasionando danos à saúde pública.

Por uma pequena população como esta, pode-se ver que a dieta é fundamental para tratar e prevenir o diabetes. Alimentação saudável, com "prato colorido" é fundamental para a saúde de qualquer pessoa.

Todos os estudos comprovam que é preocupante a alimentação equivocada dos dias atuais, por conta de "fast food" e comida rica em carboidratos.

Pense em sua dieta e tente fazer dela uma fonte de VIDA!

Nenhum comentário: