Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Diabetes: complicações.

Complicações Agudas

1. Descompensação diabética: quando os níveis de glicose no sangue permanecem elevados, o paciente começa a sentir sede, tem a boca seca e necessidade de urinar muito. Esses sintomas indicam que a glicemia está acima de 300 mg%. Geralmente acometem diabéticos do tipo I, que têm como característica grande instabilidade dos níveis de glicemia. Esses sintomas podem acontecer no início da doença (quando do seu diagnóstico) ou ocorres por conta de estresse, infecções (dentárias, por exemplo), alimentação inadequada, medicação insuficiente ou mesmo falta de medicação. Quando não diagnosticada a tempo, pode evoluir para uma cetoacidose diabética e mesmo coma diabético.

2. Cetoacidosse diabética: acentuada elevação da glicemia, com produção de substâncias químicas no organismo que levam a uma queda do pH sangüíneo (acidose). Comum em diabéticos tipo I.

3. Coma hiperosmolar: mais comum em pacientes tipo II, com elevação acentuada da glicemia e hiperconcentração do sangue (hemoconcentração).

4. Hipoglicemia: queda da glicemia abaixo de 45 mg%, mais comum em diabéticos tipo I que fazem uso da insulina, mas pode acontecer com pacientes que usam medicamentos por via oral (hipoglicemiantes orais). A correção pode ser feita dando-se uma colher de sopa de açúcar branco ou outro alimento que tenha carboidrato de absorção rápida, como, por exemplo, refrigerante comum. Às vezes os sintomas se confundem com os da hiperglicemia, então é fundamental fazer o teste para verificar qual dos dois está acontecendo. Na dúvida, corrige-se como sendo hipoglicemia.

Sintomas da hipoglicemia: taquicardia (aceleração do coração), palpitação, palidez, fome, sonolência, irritabilidade, confusão mental, fraqueza, tontura, visão embaçada, sudorese excessiva, convulsão, desmaio, coma...

Nenhum comentário: