Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Excesso de Velocidade em veículos mata!

Na Paulista, Faria Lima e Radial Leste, motorista só poderá trafegar a até 60 km/h; Prefeitura quer padronização para reduzir acidentes.

A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) vai reduzir a velocidade máxima em importantes vias de São Paulo, como as Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. A medida faz parte de um programa de padronização dos limites em toda a cidade, que começou a ser implementado no ano passado para aumentar a segurança no trânsito.

O objetivo é fazer com que vias com características semelhantes tenham o mesmo limite de velocidade.

A ideia é que se tenha o menor número de velocidades máximas dentro da cidade. Então, grandes corredores, como as marginais, terão uma determinada velocidade. Corredores de uma segunda categoria, como a 23 de Maio, terão uma segunda velocidade.

Como procurar solução para o caótico trânsito de São Paulo? Reduzindo a velocidade dos veículos? É louvável essa atitude, mas ela precisa ser reforçada por outra muito mais importante: EDUCAÇÃO DO MOTORISTA, DO MOTOCICLISTA E... DO PEDESTRE!

Se não forem efetuadas campanhas para educar todos os níveis de participantes do trânsito, as mortes continuarão. Atropelamentos acontecem em baixas velocidades, próximos de cruzamentos, junto a pontos de ônibus, fora da faixa de pedestre, em lugares de muito movimento - onde não há como correr, enfim, basta um olhar sem muita atenção para perceber que só reduzir velocidade não vai dar totalmente certo. É como tirar motociclista das avenidas de maior movimento: eles são obrigados a trafegar por vias secundárias, onde os riscos, por conta dos obstáculos naturalmente existentes são ainda maiores (cruzamentos, lombadas, PEDESTRES).

Em meu ponto de vista isso é assunto para Saúde Pública, juntamente com Engenharia de Tráfego e outros setores. Mas a Saúde Pública precisa participar da organização do trânsito e da educação do cidadão.

Nenhum comentário: