Pesquisar este blog

sábado, 14 de agosto de 2010

Estresse pode reduzir as chances de engravidar...

Se você não consegue engravidar, apesar de muitas tentativas, provavelmente, você está precisando relaxar um pouco. Um estudo recente da Universidade de Oxford, no Reino Unido, indica que o estresse pode reduzir as chances de uma mulher ficar grávida.

Avaliando 274 casais que já estavam tentando engravidar há seis meses, os pesquisadores descobriram que as mulheres que apresentavam maiores níveis de uma enzima associada ao estresse chamada alfa-amilase na saliva tinham 12% menor probabilidade de engravidar.

Publicado na edição de setembro da revista científica Fertility and Sterility, o estudo é o primeiro a sugerir um mecanismo biológico para a noção de que o estresse pode afetar a fertilidade feminina.

E os pesquisadores acreditam que a liberação de compostos chamados catecolaminas em resposta ao estresse, que está associada à secreção da enzima alfa amilase, reduz o fluxo sanguíneo, retardando a passagem dos óvulos fertilizados para o útero - o que ajudaria a explicar a relação entre o estresse e a menor fertilidade feminina.

Isso ainda é um ponto muito especulativo, mas esperamos que esta pesquisa estimule os cientistas que estudam a resposta ao estresse a explorar isso mais cuidadosamente.

Um novo estudo mais longo está sendo finalizado pela equipe de cientistas com o objetivo de avaliar se é a própria dificuldade de engravidar que aumenta os níveis de estresse, ou se o estresse atrapalha a fertilidade.

Nenhum comentário: