Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Especialistas defendem que as aulas das crianças comecem mais tarde.

Se seu filho tem grandes dificuldades em acordar cedo para ir à aula, e isso atrapalha o desempenho dele na escola, você pode ter um aliado. Um estudo americano publicado neste mês na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine indica que o atraso de apenas meia hora no início das aulas aumenta a média de tempo de sono das crianças, podendo levar a uma significativa melhoria no humor, no estado de alerta e na motivação dos estudantes.

Os pesquisadores avaliaram 201 estudantes do ensino médio de uma escola de Rhode Island, EUA, onde o início da aula foi alterado das 8h para as 8h30 por dois meses. E descobriram que, a partir da mudança de horário, a proporção de estudantes que relatavam dormir pelo menos oito horas por noite aumentou de 16% para 55%; a proporção daqueles que se sentiam um pouco infelizes ou deprimidos caiu de 66% para 45%, enquanto a de aborrecidos e irritados caiu de 84% para 63%; e as visitas a um centro de saúde por causa de sintomas de fadiga caiu de 15% para 5%. Além disso, surpreendentemente, os jovens passaram a ir para a cama, em média, 18 minutos mais cedo.

“Os resultados do estudo se combinam à crescente literatura que apoia os benefícios potenciais de adaptar os horários escolares às necessidades de sono, ao ritmo circadiano, e ao estágio de desenvolvimento dos adolescentes, otimizando seu sono e estado de alerta nos ambientes de aprendizado”, escreveram os autores. E os pesquisadores destacam que, apesar da resistência das escolas em atrasar o horário de início das aulas, os resultados práticos podem fazer com que elas mudem de ideia. Entretanto, mais estudos são necessários para avaliar os efeitos no desempenho dos estudantes.

Nenhum comentário: