Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Café em moderação é liberado durante a gravidez.

Para que você não consegue ficar sem o cafezinho de manhã, mas, grávida, tem medo de que esse hábito possa fazer mal para o bebê, a Associação Americana de Ginecologistas e Obstetras esclarece: uma xícara de café por dia durante a gravidez não aumenta os riscos de abordo ou parto prematuro. De acordo com os especialistas, até recentemente, não estava claro se o consumo moderado de cafeína poderia aumentar os riscos de complicações na gravidez, mas “é hora de dizer, confortavelmente, que está 'ok' tomar uma xícara de café”.

Baseados em dois estudos recentes que acompanharam mais de mil gestantes, o College's Committee on Obstetric Practice destaca que até 200 miligramas de cafeína por dia - o equivalente a uma xícara de café, quatro de chá, cinco copos de refrigerante ou seis quadradinhos de chocolate amargo - podem ser liberados para as grávidas. Entretanto, por terem mostrado que a cafeína pode chegar ao bebê através da placenta, os estudos levantam preocupações de que o consumo excessivo possa trazer prejuízos para o feto.

De acordo com os especialistas, o parecer do comitê não é alarmista e pode ajudar as mulheres a tomarem decisões durante a gestação. “Não é questão de tudo ou nada. Enquanto algumas mulheres podem escolher cortar totalmente a cafeína durante a gravidez, outras podem se importar muito com a xícara de café diária e apenas tentar reduzir um pouco - e ambas as opções são válidas”, destacou o pesquisador David Savitz, do Centro Médico Mount Sinai, em Nova York.

Nenhum comentário: