Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

Dispositivo permite avaliação visual pelo celular!






Pesquisadores brasileiros no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um dispositivo que permite fazer exames oftalmológicos pelo celular. O método é rápido, simples e, o que é melhor: custa entre US$ 1 e US$ 2.

O dispositivo, chamado Netra (Near-Eye Tool for Refractive Assessment), consiste em uma pequena estrutura de plástico que deve ser acoplada à tela do celular. A pessoa olha para o dispositivo, usa as teclas do celular para sobrepor linhas verdes e vermelhas que aparecem na tela. O esquema é repetido oito vezes, em diferentes ângulos, para cada olho. Então, um software do celular informa quais as lentes necessárias para corrigir a visão. Ao todo, o "exame" dura cerca de dois minutos.

O método pode ser útil para ser usado em regiões com pouco acesso aos equipamentos do oftalmologista. A pesquisa do MIT, que contou com 20 pessoas, mostra que os resultados têm precisão comparável ao teste padrão, feito com aquele pesado equipamento cheio de lentes usado nos consultórios.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2 bilhões de pessoas sofrem de problemas de refração, como miopia, presbiopia e astigmatismo.

O principal autor do trabalho é Vitor Pamplona, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador visitante do Media Lab, no MIT. A equipe também conta com o professor visitante Manuel Oliveira, da UFRGS, e o pós-doc Ankit Mohan. A orientação é doprofessor Ramesh Raskar, do MIT.

O dispositivo foi feito a partir de um sistema óptico, desenvolvido no ano passado por um dos membros da equipe, para produzir pequenos códigos de barra. Raskar conta que demonstrou o dispositivo para várias pessoas e, ao mostrar para a esposa, que estava sem óculos, viu que ela não conseguia enxergar as linhas direito. A partir disso, ele percebeu que o dispositivo poderia ser transformado em um teste de visão portátil.

O trabalho será apresentado no mês que vem na conferência anual de computação Siggraph. Os pesquisadores ainda não têm previsão de quando o dispositivo será lançado comercialmente.

Nenhum comentário: