Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

Prevenção do câncer

A seguir algumas sugestões para reduzir o risco de câncer, publicadas em um site chamado nutritips. Gostei e republico!

Gordura Corporal: Seja o mais magro quanto possível dentro dos limites normais de peso corporal. Evite o ganho de peso e aumentos na circunferência da cintura ao longo da fase adulta.

Atividade Física: Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária. Seja moderadamente ativo fisicamente, o equivalente a uma caminhada acelerada por no mínimo 30 minutos todos os dias. À medida que seu condicionamento físico melhorar, procure exercitar-se moderadamente por 60 minutos ou mais, ou por 30 minutos ou mais, de atividade física vigorosa todos os dias. Limite hábitos sedentários tais como assistir à televisão.

Alimentos e bebidas que promovem o ganho de peso: Limite o consumo de alimentos com alta densidade energética (ex: Bolachas recheadas). Evite bebidas açucaradas. Consuma alimentos do tipo fast-food raramente ou nunca.

Alimentos de origem vegetal: Consuma principalmente alimentos de origem vegetal. Consuma, pelo menos, cinco porções (no mínimo, 400g) de hortaliças sem amido e de frutas variadas todos os dias. Consuma cereais (grãos) pouco processados e/ou leguminosas em todas as refeições.

Alimentos de origem animal: Limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas (embutidos). Pessoas que comem carne vermelha regularmente devem consumir menos de 500g por semana, incluindo pouca ou nenhuma quantidade de carne processada.

Bebidas alcoólicas: Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Se bebidas alcoólicas são consumidas, o consumo deve ser limitado a não mais do que dois drinques por dia para homens e a um drinque por dia, para mulheres.

Preservação, processamento e preparo: Limite o consumo de sal. Evite cereais e grãos mofados. Limite o consumo de alimentos processados com adição de sal para assegurar uma ingestão de menos de 6g (2,4g de sódio) por dia.

Suplementos alimentares: Ter como objetivo o alcance das necessidades nutricionais apenas por intermédio da alimentação. Suplementos nutricionais não são recomendados para a prevenção do câncer.

Recomendações especiais:

Amamentação: Ter como objetivo amamentar as crianças exclusivamente até seis meses e continuar com alimentação complementar, a partir de então.

Sobreviventes de Câncer: siga as recomendações de prevenção de câncer.Todos os sobreviventes de câncer devem receber assistência nutricional de um profissional apropriadamente treinado.Se for capaz de fazê-lo e, a não ser que aconselhado de outra maneira, tenha como objetivo o cumprimento das recomendações de alimentação, peso saudável e atividade física.

Nenhum comentário: