Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Terceira Idade...

A anorexia ou a falta de apetite pode estar relacionada a moléstia do aparelho digestivo ou a problemas psicológicos. Na terceira idade o estado depressivo é causa freqüente de inapetência, que se trata de desinteresse por alimentação.

Vários medicamentos podem também induzir a diminuição do apetite, destacando-se os digitálicos, medicamente utilizado em doenças do coração. O estado febril e as infecções em geral são sempre acompanhados de inapetência.

Na terceira idade há uma tendência a perda de massa. A mulher tem aumento progressivo de massa até os 50 anos, quando se estabiliza, passando a declinar após os 70 anos. Este também é o padrão do que ocorre com os homens, com a diferença que o ganho de massa passa a diminuir após os 40 anos.

O que ocorre é uma perda progressiva da massa muscular e da massa óssea com a idade. Por outro lado ocorre um aumento, também progressivo, da massa gordurosa. Há também uma diminuição das necessidades de energia que se acentua com a eventual diminuição da atividade física.

Por isso, atualmente, há sérias indicações para que as pessoas tenham algum tipo de atividade física, para reduzir a perda de massa muscular, a perda de massa óssea e o acúmulo desnecssário de gordura, pois esta combinação acentua os fatores de risco para várias doenças.

Certo que cada pessoa tem seus limites, mas é necessário que se tenha alguma atividade, "para não enferrujar" e para reduzir o risco de doenças chamadas degeneativas.

Nenhum comentário: