Pesquisar este blog

sábado, 3 de abril de 2010

relação entre os níveis de colesterol e o risco de câncer

As anormalidades do colesterol são um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, como o ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e o derrame cerebral. Por outro lado, os cânceres são uma causa muito comum de morte na população.

Pesquisadores têm observado uma aparente associação entre níveis baixos de colesterol e uma maior ocorrência e mortalidade por câncer. Dois novos estudos publicados na conceituada revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention parecem ter colocado de lado esta preocupação e forneceram novas suposições sobre o papel que o colesterol desempenha no câncer.


O primeiro dos dois estudos levanta a hipótese de que um nível mais baixo de colesterol pode ser um marcador da presença de câncer, e não a causa deste. Esse estudo também constatou que as concentrações do HDL-colesterol ("bom colesterol"), ainda que modestas, foram significativamente associadas a um risco reduzido de câncer.

O segundo estudo demonstrou que homens com baixos níveis de colesterol têm um risco reduzido de câncer de próstata. Os autores observaram ainda que homens com baixos níveis de colesterol total (menos de 200 mg/dL), apresentaram um risco menor de câncer de próstata com um escore de Gleason elevado.Este escore avalia a gravidade da doença.Os participantes com os níveis de colesterol abaixo de 200 mg/dL tiveram uma redução de 59% no risco de câncer da próstata com alto grau de malignidade.

O segundo estudo levanta uma outra questão: será que ter um nível de colesterol baixo através de medicação pode reduzir o risco de câncer de próstata de grau elevado de malignidade?

Mais pesquisas são necessárias antes que nós tenhamos uma resposta definitiva para essa pergunta.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Nenhum comentário: