Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

Altas doses de vitamina C podem aumentar o risco de catarata entre as mulheres

Mulheres que tomam altas doses de vitamina C através de suplementos podem ter um maior risco de desenvolver catarata com o envelhecimento, indica estudo sueco publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Em pesquisa com cerca de 24,6 mil mulheres acompanhadas por mais de oito anos, aquelas que relataram suplementação regular ou ocasional de 1.000 mg por porção eram 25% mais propensas a ter de realizar a cirurgia de remoção da catarata.

Além disso, aquelas que tomaram a suplementação por dez anos ou mais, ou em combinação com o fato de ter mais de 65 anos de idade, ou junto com a terapia de reposição hormonal ou medicamentos corticosteroides tinham um risco ainda maior de ter o problema de vista. Porém os autores destacam que o mesmo risco não foi observado com o consumo de vitamina C através de frutas e vegetais, mas apenas na suplementação do nutriente.

Realizada na Suécia, a pesquisa registrou que cerca de 59% das mulheres com idades entre 49 e 83 anos no país usam algum tipo de suplemento alimentar. Dessas, 5% disseram tomar vitamina C, e 9% tomavam multivitaminas contendo cerca de 60 mg dessa vitamina. Entre as mulheres que tomavam suplementos exclusivo dessa vitamina, cerca de 13% fizeram cirurgia de catarata no período avaliado, contra apenas 9% daquelas que não tomavam suplementos e 11% daqueles que usavam multivitaminas.

Os pesquisadores destacam que mais estudos são necessários para confirmar os resultados, particularmente em relação a mulheres idosas que fazem terapia de reposição hormonal ou uso de esteroides. Além disso, é necessário mais esforços para desvendar os mecanismos que alimentam essa associação.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition.

Nenhum comentário: