Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A sua caminhada: onde fazer?

A caminhada é, certamente, o exercicio mais fácil para se fazer diariamente e não envolve praticamente nenhum custo extraordiário. É excelente para tonificar músculos, emagrecer, melhorar o sistema imunológico e até para reduzir o estresse.

Mas é preciso escolher bem dois fatores essenciais para sua caminhada: o local e o horário.

Quanto ao local, as calçadas estão ao alcance de todos, mas é preciso cuidado com alguns pontos que precisam ser observados antes de se aventurar a esta atividade física. Calçadas quebradas e raízes de árvores são um verdadeiro perigo para que é distraído e para quem já tem um pouco menos de agilidade, por conta da idade.

As outras pessoas que etá na rua também geram necessidade de atenção, ao se desviar delas para caminhar. Pode parecer pouco importante, mas se houver um excessivo número de pessoas a caminhada poderá ser improdutiva.

Na caminhada na rua, a pessoa tem mais estímulos visuais e se distrai com maior facilidade, deixando de ser uma atividade monótona. melhorando, inclusive, para seu praticante, a noção de espaço e de atenção, por ter de evitar riscos o tempo todo.

Além disso, a variedade de posicionamento do solo gera uma mudança frequente de esforços, o que pode auxiliar no condicionamento aeróbico em maior intensidade.

Mas é bom evitar as ruas com trânsito abundante, pois onde existe um grande número de veículos, há maior grau de poluição e, certamente, isso fará mal para a sua saúde.
Isso, por si só já "fala" a respeito do horário para a prática da caminhada. Andar em horário de "rush" é certamente um equívoco que deve ser evitado.

Quanto menos trânsito, menor poluição, menor risco para a saúde.

Andar em esteira pode ser, também, muito produtivo, mas é necessário ter disciplina por conta de que algumas pessoas entendem que se trata de uma atividade monótona e repetitiva. Por conta disso, algumas esteiras são dotadas de programas de computador que geram variações de ângulo de inclinação, de rítmo e de velocidade, para simular uma corrida na rua ou em pista.

Uma coisa é certa: andar e correr são excelentes atividades aeróbicas que presenteiam seu praticante com melhora do condicionamento físico, proteção cardio-vascular e aumento da longevidade.

Nenhum comentário: