Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2009

Microchip para tratamento de lesões medulares

Um grupo de cientistas da Universidade da Califónia (EUA) conseguiu reverter danos de coluna em animais de laboratório com uso de uma substância chamada neurotrofina-3, que estimula a regeneração de axônios, prolongamentos do neurônio, a célula do sistema nervoso, que transmitem os estímulos nervosos.

Esses filamentos "reformados" foram dirigidos para locais precisos, possibilitando a formação de novas redes de comunicação na medula.

O trabalho parece ter acertado o caminho e lança esperança na recuperação de pessoas que ficaram com os movimentos dos membros comprometidos.

O uso de microchips para reabilitar pacientes com esses problemas está em debate e receberá atenção no Congresso Internacional de Neuromodulação, que está acontecendo na Coréia do Sul, na capita, Seul. Os especialistas apostam na tecnologia, implantando microchips em áreas do cérebro ou nos tecidos musculares para restabelecer a transmissão de impulsos elétricos e, assim, recuperar os movimentos perdidos por conta de uma lesão.

Muito legal o que a tecnologia pode fazer por nós!

Nenhum comentário: