Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

hiperidrose palmar

A hiperidrose é uma condição caracterizada pela excessiva produção de suor, podendo ser generalizada ou focal. Quando generalizada, acomete todo o corpo e pode ser parte de uma afecção preexistente, como infecção, doença endócrina ou neurológica1. Já a hiperidrose focal é idiopática e acomete uma ou mais áreas do corpo. A hiperidrose primária ou idiopática é definida como suor excessivo além das necessidades fisiológicas, que resulta em suor profuso nas regiões palmar, plantar, axilar e facial.

A hiperidrose é associada a angústia emocional, profissional e social, já que interfere nas atividades diárias das pessoas acometidas. Esses pacientes sentem-se constrangidos em cumprimentar outras pessoas por meio de aperto de mãos e têm a necessidade de trocar as roupas duas ou mais vezes por dia devido à umidade.

O tratamento pode ser cirúrgico, tópico ou sistêmico. As operações incluem a simpatectomia torácica endoscópica, que destrói o gânglio simpático por excisão, pinçamento, transsecção e ablação com cautério ou laser. O procedimento cirúrgico acompanha-se de reduzida morbidade e curta internação hospitalar5. Os tratamentos alternativos ao tratamento cirúrgico incluem aplicação tópica de cloreto de alumínio, anticolinérgicos tópicos e psicoterapia. Existem também tratamentos com toxina botulínica, excisão das glândulas de suor, todos com resultado limitado.

A alta incidência de hiperidrose compensatória tem sido apontada como a maior limitação no tratamento cirúrgico da hiperidrose focal. Esse fenômeno tem sido pouco estudado e não se conhece os fatores que contribuem para a intensidade dessa hiperidrose e para sua nova localização. Apesar disso, há melhora dos sintomas e da qualidade de vida em pacientes com hiperidrose de membros superiores. Ao avaliarem pacientes submetidos a tratamento cirúrgico da hiperidrose, Moya et al encontraram a taxa de hiperidrose compensatória em 48,4% deles11. Já Wilson et al, verificaram uma incidência de hiperidrose compensatória em 79% dos pacientes. Mesmo assim, 93% deles estavam satisfeitos com os resultados da operação e consideraram que sua qualidade de vida havia melhorado. Previamente ao tratamento os pacientes consideravam sua qualidade de vida ruim (43%) ou muito ruim (57%).

Um comentário:

Wallace Thiago disse...

Oi.

Vendo DRICLOR (solução que combate de forma eficaz a transpiração excessiva). Se interessar, estou sempre disposto a negociar para uma possível redução de preço.

Email: p-hiperidrose@hotmail.com

Contato: (21) 8580-1176 (oi) / (21) 9480-0129 (claro)

http://wtsm.loja2.com.br/

Participe do meu grupo sobre o assunto de hiperidrose:

https://www.facebook.com/groups/FornecedorDeAtihydral/

Lá um ajuda o outro com informações preciosas em relação ao assunto. Deixe seu depoimento e a alternativa que você encontrou.

O grupo é fechado. Só quem vê as postagens são os membros que sofrem do problema. Abraço