Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2009

Crianças também sentem pressão pelo corpo perfeito, indica estudo.

Muitas crianças de dez e 11 anos já sentem a pressão para ter um corpo perfeito, segundo pesquisa publicada na revista BMC Public Health. Em estudo com mais de 4,2 mil crianças canadenses, os pesquisadores da Universidade de Alberta descobriram uma associação direta entre a satisfação com o corpo e o peso.

Entre as meninas, os especialistas notaram uma resposta linear, indicando que elas se sentiam mais felizes quanto mais magras fossem. E, para os garotos, a insatisfação ocorria quando se achavam magros demais ou gordinhos. Os resultados da pesquisa, surpreendentemente, também mostraram que as meninas que residiam em áreas rurais eram mais propensas a reportar insatisfação com o corpo.

Há uma relação bem estabelecida entre a satisfação com o corpo e o aumento do risco de distúrbios de comportamentos para o controle do peso, incluindo vômito, jejum e uso de laxantes e pílulas dietéticas para o controle de peso. Por isso, especialistas recomendam uma atenção especial dos pais em relação a essa questão, e uma política de educação para incentivar alimentação saudável, prática de exercícios e para prevenir comportamentos de risco.

Nenhum comentário: