Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Uso de analgésicos e antitérmicos para gripes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou ontem aos pais e profissionais de saúde o alerta sobre a utilização de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico em crianças e adolescentes, em especial, para casos de gripe. Segundo a agência, estes medicamentos podem aumentar o risco da Síndrome de Reye, doença que afeta principalmente em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. Os princípios ativos ácido acetilsalicílico (AAS), acetilsalicilato de lisina e salicilamida estão disponíveis como analgésicos e antitérmicos.

A Síndrome de Reye afeta todos os órgãos, mas pode ser mais prejudicial ao cérebro e ao fígado. A síndrome pode ocorrer durante a recuperação de uma infecção viral ou pode desenvolver-se 3 a 5 dias após o início da virose. Seus sintomas incluem, de acordo com informações da Anvisa, vômito persistente, letargia, mudanças de personalidade como irritabilidade ou agressividade, desorientação ou confusão, delírio, convulsões e perda da consciência, exigindo assistência médica imediata.

A causa da doença ainda é desconhecida e não existe cura, segundo informe do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, órgão do governo norte-americano. No entanto, estudos demonstraram que o uso de medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico no tratamento de doenças virais aumenta o risco de desenvolvimento da Síndrome de Reye.

Nenhum comentário: