Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Peso da Insônia

A privação do sono pode estar associada a uma série de desordens, como síndrome metabólica, obesidade, distúrbios respiratórios, cognitivos e comportamentais em crianças e jovens.

A associação entre mudanças de hábito de sono e o ganho de peso tem chamado a atenção da ciência nos últimos tempos. Estudos recentes demonstram que crianças e jovens com privação de sono ou tempo reduzido de sono apresentam uma tendência ao aumento de peso, o que, por sua vez, provoca outros problemas de saúde.

Há uma tentantiva, por parte dos pesquisadores, para tentar esclarecer os mecanismos orgânicos que provocam esta situação, mas há controvérsias sobre o assunto, inclusive com relação à importância dada ao fato em si.

Nas últimas décadas, vários fatores colaboram para a redução do período de sono das crianças e jovens, em particular o uso de computadores, a televisão e os costumes familiares. Em estudos, verificou-se que na década dos anos 60 as pessoas dormiam, em média, 8,9 horas/dia e que na década dos anos 90 esta média cai para 6 horas/dia.

É uma redução importante, que pode influenciar em vários setores da saúde humana, de acordo com pesquisadores, que afirmam, por exemplo, que há alterações na produção de hormônios, com reflexos no crescimento e na formação da obesidade, como já citado anteriormente.

Segundo alguns cientistas, pode estar relacionado com estes fenômenos uma substância produzida no sistema nervoso, de nome peptina, que teria por função enviar sinais inibitórios para um grupo de neurônios, inibindo a fome. A diminuição do período de sono reduz a produção de peptina, gerando problemas relacionados à obesidade e outras perturbações metabólicas.

A grelina, hormônio produzido no estômago, que tem a função de estimular a captação de alimentos e a síntese de hormônio do crescimento, a leptina, hormônio produzido pelas células de gordura (adipócitos) e a adipocetina, que modula o catabolismo (degradação) de ácidos graxos e possui efeito sobre a síntese de insulina, estão todos com a produção alterada pela redução do período de sono, levando o organismo a um desequilíbrio progressivamente maior.

Nenhum comentário: