Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cuide de sua pele no inverno!


Pele ressecada e/ou descamativa


não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele
evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. prefira sabonetes suaves, "hidratantes"
se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas)
logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele
beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras


Aumento da oleosidade

evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar
evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade
evite alimentos gordurosos
beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras
só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)
se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica

Rachaduras labiais

se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se seguindo as dicas abaixo:

em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes
não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento
beba bastante água

Proteção solar

o sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.

Portanto, apesar de você não se "queimar", o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.

Nenhum comentário: