Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Doenças causadas por estresse na infância

Uma observação atenta revela como são freqüentes os casos de doenças geradas por estresse na infância. Isso passa despercebido, porque existe o conceito generalizado de que os problemas emocionais só podem causar males físicos em situações especiais. As pesquisas atuais, entretanto, cada vez mais indicam que a verdade dos fatos não é essa e que um número inimaginável de distúrbios se instala por causas de fundo emocional ou psicológico.

A designação doenças psicossomáticas é, aliás, uma generalização sem cabimento. Primeiro, porque ninguém sabe ainda até que ponto tudo o que se passa nas pessoas nas esferas mental e emocional pode afetar o funcionamento das células; talvez seja muito mais do que a medicina alopática aceita que seja ou até pode ser que as doenças sejam a expressão final de um encadeamento de fatos ocorridos em níveis sutis.Como diz a Dra. Christine Page, autora do livro Anatomia da Cura: "Não existe uma causa única e todo caso tem que ser considerado singular (...) A doença é somente outra manifestação da vida representando uma época de mudança e oportunidades de crescimento da alma".

Em segundo lugar, porque as coisas dependem do momento de vida de cada um. Algo que pode ser patogênico para uma pessoa para outra é um fato comum. Os efeitos do que acontece dependem da interpretação individual e isso varia de pessoa para pessoa. Além disso, a maioria dos fatores de desequilíbrio está no nível inconsciente, que perfaz pelo menos 95% da nossa vida mental. Então, o que existe são ocorrências psicossomáticas em vez de doenças psicossomáticas caracterizadas.

A infância é o período da vida em que as pessoas sentem mais intensamente os agentes estressores por não possuírem ainda capacidade de fazerem opções para neutralizar as tensões e por serem inteiramente dependentes dos adultos que as cercam. Geralmente, esses adultos são poderosos agentes de tensões dos mais diversos tipos. A criança, porém, tem mecanismos inconscientes de adaptação muito poderosos, que garantem sua sobrevivência em meios familiares esquizofrenizantes.

As dificuldades materiais e interpessoais da família deixam sua marca no inconsciente da criança sob a forma de cargas emocionais negativas, que influirão por muitos anos ou por toda a vida e serão a causa-raiz de doenças futuras. Muitas vezes, esses fatos se manifestam em prazo muito curto e se apresentam como doenças na infância de origem misteriosa ou desconhecida.

Nenhum comentário: