Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2009

Leucoplaquia

Lesão pré-cancerosa que se desenvolve na língua ou na parte interna da bochecha como resposta a uma irritação crônica. Ocasionalmente, placas de leucoplaquia podem se desenvolver na vulva (área genital externa).
A leucoplaquia é essencialmente um distúrbio das membranas mucosas da boca causado por irritação. As lesões geralmente se desenvolvem na língua, mas podem aparecer nas partes internas da bochecha.

A irritação pode ser resultado de dentes ásperos ou asperezas em dentaduras, obturações, coroas, etc. Também pode resultar de tabagismo crônico ou outro uso de tabaco (ceratose do fumante). O ato de fumar cachimbo é de alto risco para o desenvolvimento de leucoplaquia, assim como mascar tabaco por um período prolongado.

Ocasionalmente, as placas de leucoplaquia se desenvolvem na área genital externa feminina, mas a causa é desconhecida.

Como outras úlceras orais, a leucoplaquia pode tornar-se uma lesão cancerosa.

O distúrbio é mais comum em pessoas idosas.

A leucoplaquia "pilosa" da boca é uma forma rara de leucoplaquia e é observada somente em indivíduos com AIDS, ARC e HIV positivos. A doença forma placas brancas felpudas (pilosas) na língua e, com menos freqüência, em outros lugares da boca. Pode assemelhar-se a uma afta ou a uma infecção por cândida que, em adultos, é geralmente associada ao HIV e à AIDS. A leucoplaquia pilosa pode ser um dos primeiros sinais de infecção pelo vírus HIV.

Nenhum comentário: