Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2009

Trânsito pesado pode triplicar o risco de infarto

Se você dirige, pega ônibus ou anda de bicicleta, estar em um tráfego pesado pode triplicar seu risco de infarto em uma hora, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da American Heart Association. Os autores acreditam que o grande culpado por esse aumento no risco é a poluição emitida pelos veículos.

Em estudo anterior, especialistas alemães haviam descoberto que cerca de 8% dos ataques cardíacos poderiam ser atribuídos ao tráfego. E, avaliando mais de 1,4 mil sobreviventes de um infarto, eles observaram que muitos deles estavam no tráfego pesado uma hora antes do ataque. As análises mostraram que pessoas vulneráveis ao infarto eram 3,2 vezes mais propensas a ter um ataque cardíaco se tivessem pegado trânsito pesado uma hora antes.

Embora o estresse também possa estar envolvido nessa relação, os resultados mostraram que os riscos para os passageiros seriam os mesmos dos motoristas. Por isso, mais estudos estão sendo realizados para desvendar os fatores associados a essa relação.

fonte: Folha SP

Nenhum comentário: