Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2009

Drogas psicotrópicas para adolescentes: um risco?



A prescrição de medicamentos com ação em sistema nervoso central (psicotrópicos) é fato que tem preocupado autoridades de Saúde de todo mundo. Embora os recaptadores na serotonina (antidepressivos) possam ser úteis em casos de depressão para adolescentes, a sua prescrição tem se propagado particularmente entre os pré-adolescentes, pacientes com11 a 13 anos de idade, que apresentam sinais e sintomas de depressão clínica (particularmente a fluoxetina), mas, mesmo quando associado com a terapia cognitivo-comportamental, estatisticamente, não tem demonstrado qualquer benefício adicional para o paciente! (fonte desta informação: Health Tecnol Asses 2008; 12:1-80).

As razões para este fato estão sendo analisados em uma investigação meta-analítica, em um modelo de exercício de medicina baseada em evidências avançada, pelo pessoal do Jornal Americano de Psiquiatria Infanto-Juvenil.

A conclusão mínima desta citação é que é necessário questionar a validade da prescrição desta classe de medicamentos para os jovens: se não fazem efeito, para quê prescrever, não é mesmo?

Nenhum comentário: