Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2009

Adesivos com medicamentos podem causar queimaduradas durante ressonância magnética

Bom, esta notícia é da Matriz (EUA), e deve demorar um pouco para chegar aqui, mas vamos adiantando mais precocemente...

Alguns adesivos transdérmicos contendo até mesmo pequenos vestígios de alumínio ou outros metais na parte posterior do adesivo podem causar queimaduras se utilizados durante o exame de ressonância magnética (RM), de acordo com o FDA (Food and Drug Administration).

Os adesivos de interesse incluem tanto produtos de marca registrada quanto genéricos e adesivos comprados sem prescrição médica, o FDA afirma em um aviso de saúde pública.

O FDA está no processo de revisão do rótulo e da composição de todos os adesivos com medicamentos para assegurar que aqueles produzidos com materiais que contenham metais providenciem um alerta sobre o risco de queimaduras em pacientes que utilizem os adesivos durante um exame de ressonância magnética, de acordo com um alerta do MedWatch, o programa do FDA de informação de segurança e relato de eventos adversos.

Até a conclusão desta revisão, os profissionais de saúde que encaminham pacientes para um exame de ressonância magnética devem aconselhá-los sobre os procedimentos de remoção e eliminação do adesivo antes da ressonância magnética e sobre a substituição do adesivo após o exame.

"O risco de usar um adesivo metálico durante uma ressonância magnética foi bem estabelecido, mas o FDA descobriu recentemente que nem todos os fabricantes incluem um aviso de segurança em seus adesivos", disse Janet Woodcock, MD, diretora do FDA's Center for Drug Evaluation and Research, em um comunicado do FDA à imprensa.

O superaquecimento ocorre porque pequenas quantidades de metal, embora invisíveis, podem conduzir eletricidade e gerar calor suficiente para provocar uma queimadura na pele.

Os pacientes devem informar os técnicos no local da ressonância magnética que estão usando um adesivo transdérmico quando os mesmos chamam para agendar sua consulta e novamente quando chegam e estão preenchendo o questionário de anamnese no momento do procedimento, disse Sandra Kweder, MD, vice-diretora do FDA's Office of New Drugs,Center for Drug Evaluation and Research.

Até o momento, o FDA recebeu apenas alguns relatos de pacientes com queimaduras por estes adesivos, as quais são, na maioria das vezes, caracterizadas como uma queimadura solar intensa. "Nenhuma delas era grave, mas até sermos capazes de instaurar uma rotulagem uniforme em todos estes adesivos, é importante alertar as pessoas sobre o risco de queimaduras ao usá-los em uma ressonância magnética", disse a Dra. Kweder em uma teleconferência.

O FDA se esforçará para informar todos os investidores sobre os adesivos, como uma medida de precaução, disse ela.

Nenhum comentário: