Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

TRANSTORNO ANSIOSO

Sendo a Ansiedade uma grande mobilizadora de distonias (desarmonias) do Sistema Nervoso Autônomo, a sintomatologia do Transtorno de Ansiedade é rica em elementos físicos e vegetativos (internos e autônomos). Portanto, neste tipo de transtorno encontramos não apenas uma sintomatologia psíquica mas, sobretudo, física.

Sobre a sintomatologia geral, recomenda-se a observância de pelo menos SEIS dos seguintes 18 sintomas, quando freqüentemente presentes:


01 - tremores ou sensação de fraqueza
02 - tensão ou dor muscular
03 - inquietação
04 - fadiga fácil
05 - falta de ar ou sensação de fôlego curto
06 - palpitações
07 - sudorese, mãos frias e úmidas
08 - boca seca
09 - vertigens e tonturas
10 - náuseas e diarréia
11 - rubor ou calafrios
12 - polaciúria (aumento de número de urinadas)
13 - bolo na garganta
14 - impaciência
15 - resposta exagerada à surpresa
16 - dificuldade de concentração ou memória prejudicada
17 - dificuldade em conciliar e manter o sono
18 - irritabilidade



Convém sublinhar que estes sintomas costumam estar relacionados à estresse ambiental crônico, têm um curso flutuante, variável e tendência à cronificação. Com certa freqüência a Ansiedade está associada à Depressão, à Fobia ou à outros sintomas emocionais mas, nestes casos, deverá ser incluída em outras classificações.

Dentro dos TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, é classificada um tipo de Ansiedade paroxística episódica, diferente da Ansiedade Generalizada e denominado TRANSTORNO DO PÂNICO (mais adiante). Seria, neste caso, uma Crise Aguda de Ansiedade, com sintomatologia muito exuberante. Por tratar-se de um quadro comum e muito característico, preferimos considerá-lo numa classificação destacada.

Nenhum comentário: