Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Realizada uma revisão sobre a associação entre o diabetes mellitus e as doenças reumatológicas.

A associação entre o diabetes mellitus e as diversas patologias osteoarticulares foi tema de uma revisão publicada na edição de janeiro do Current Opinion in Rheumathology. A revisão, de autoria do Dr. Todd Burner e da Dra. Ann Rosenthal do Serviço de Reumatologia da Medical College of Wisconsin e do Zablocki VA Medical Center de Milwaukee, nos Estados Unidos, abordou as principais doenças reumatológicas associadas ao diabetes mellitus. Desde a osteoartrite, tendinite, artrite reumatóide e artrite por depósito de cristais até as doenças menos frequentes, como a artrite de Charcot foram abordadas pelos pesquisadores.

Segundo a pesquisa, mais de 23 milhões de norte-americanos apresentam diabetes mellitus, e o gasto total com esta doença chega à casa dos 174 bilhões de dólares de acordo com as informações disponíveis no site da American Diabetes Association (www.ada.org). Os pacientes com esta doença podem apresentar várias condições osteoarticulares relacionadas com a condição em si ou com suas principais complicações renais, neurológicas ou metabólicas. Um exemplo dessa inter-relação é a elevação que os pacientes diabéticos apresentam de alguns mediadores inflamatórios além do fato de que os produtos finais de glicação avançada, como explicaram os autores, “tendem a se acumular entre as proteínas do tecido conjuntivo, alterando a estrutura e a função da matriz extracelular, assim como a viabilidade celular”. Além dessa elevação dos mediadores bioquímicos, os pacientes diabéticos também têm maior predisposição a ferimentos e uma maior predisposição a infecções. Segundo o Dr. Burner, “o impacto clínico destas alterações permanece pouco conhecido”.

A maior ocorrência de osteoartrite neste grupo de pacientes pode ser atribuível aos produtos finais de glicação avançada, mas também a outras condições comumente associadas ou relacionadas com o diabetes mellitus como obesidade, hipertensão e neuropatia periférica. Além destes fatores predisponentes, os pacientes diabéticos apresentam um risco maior de efeitos adversos às principais drogas utilizadas no tratamento da osteoartrite.

Nenhum comentário: