Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Compulsão por comida pode ser forma de preencher vazio

Ao sentir um vazio do qual não é identificada a causa, a busca pode ser através da comida, mas como esse vazio na verdade não é de comida, mas geralmente a necessidade é de amor, o vazio permanece e a busca pela comida aumenta cada vez mais. Surge então a doença. Mas com qual finalidade? Para nos mostrar que algo não esta bem dentro de nós, mas que infelizmente muitas pessoas acreditam no contrário. Ou seja, acreditam que a causa de sua infelicidade seja o excesso de peso, não aceitando que o excesso de peso é só um sinal de algum outro conflito, talvez um pouco mais profundo e difícil de ser identificado, mas não impossível.

Como nossa mente é muita sábia, está sempre em busca de um equilíbrio, e essa busca pode ser através da compensação. É como se nosso inconsciente pensasse assim: “se não consigo preencher esse vazio com nada, buscarei preencher com comida”. Mas por que comida? Não é só com comida, outras pessoas buscam preencher com drogas, álcool; outras com dinheiro, poder, trabalho, cada um tem sua própria “fórmula”, muitas vezes secreta para si mesma.

É quando adoecemos como sinal de que devemos olhar profundamente para dentro de nós mesmos para encontrar a resposta que tanto buscamos.

Na ânsia por uma fórmula mágica, começa a busca por remédios, spas, qualquer coisa que faça acreditar que ainda é possível emagrecer. Mas ainda assim, fazendo de tudo, não consegue, e soma-se mais frustração. Para diminuir essa frustração, come-se mais um pouco.

Percebe como se torna rapidamente uma bola de neve sem fim? Isso acontece quando se busca resolver por meio externos o que deve ser resolvido dentro de si. Claro que nem sempre é fácil identificar e reconhecer as possíveis causas para o desenvolvimento da doença. Requer uma análise profunda do histórico de vida, que pode ser feito com o auxílio de um profissional, geralmente um psicólogo

Nenhum comentário: