Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Medicamentos: alprazolan.



É um tranqüilizante do grupo dos benzodiazepínicos. Caracteriza-se por ser um tranqüilizante de alta potência sendo bastante eficaz no controle dos sintomas dos transtornos ansiedade e no controle dos estados tensionais não patológicos (devido a situações normais da vida).

Apresentações comerciais mais conhecidas: Apraz, Frontal, Constante.

Possui também um ótimo efeito sedativo, auxiliando os pacientes com dificuldade para dormir.

Seu efeito dura aproximadamente 12 horas, por isso pode ser usado na hora que for mais necessário. Caso a dificuldade principal seja para dormir, usa-se à noite: caso os sintomas sejam mais proeminentes de dia pode ser dado pela manhã.

Caso tanto o dia quanto a noite estejam comprometidos, a administração pode ser feita duas vezes ao dia. A dose da medicação deve seguir o resultado obtido: considerando sempre os benefícios e prejuízos conferidos pela medicação, ou seja, o máximo de tranqüilização com o mínimo de sedação diurna.

A tranqüilidade induzida e o controle dos sinais e sintomas da medicação são marcantes. Da mesma forma ao se retirar a medicação pode ocorrer irritabilidade, insônia, tonteiras, enjôo, dores de cabeça, cansaço, dores musculares. Por isso a retirada deve ser lenta, respeitando um intervalo de alguns dias para a diminuição da dose.

Os efeitos colaterais são os mesmos dos demais tranqüilizantes: esquecimento, tonteiras e vertigem além de reações alérgicas na pele numa minoria das pessoas.

Devido a sua grande eficácia e suas características farmacológicas esta medicação possui um risco considerável de indução à dependência física, o que não deve assustar o consumidor.Sob orientação médica a dependência induzida é absolutamente reversível.

Esta dependência só se torna mais difícil de ser controlada nos pacientes com passado de dependência química e com certos transtornos de personalidade.

Use este tipo de medicamentos somente com orientação médica.

Mas, atenção: é necessário que o médico realmente o acompanhe, conversando, tirando história e examinando. O tipo de consulta que leva o profissional a simplesmente prescrever, sem contato mais próximo, invalida o acompanhamento médico.

Nenhum comentário: